domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto Oficinas Pedagógicas






PROJETO OFICINAS PEDAGÓGICAS

O SABER DE MÃO EM MÃO


 
1.      ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Educação / Coordenação de Educação Básica e Suas Modalidades – Setor da Educação do Campo.

2.      RESPONSÁVEIS: Mácia da Silva Mascarenhas e Jucilândia Brito Leão

3.      PARCEIROS: Coordenadores Pedagógicos da Educação do Campo-Educação Infantil e Ensino Fundamental-Anos Iniciais:

§      Idinéia dos Santos Mascarenhas

§      Percília Silva Pimentel Neta

§      Mércia Gleide de Lima

§      Ana Carine A. Macedo

§      Vanessa Sacramento Azevedo

§      Marilêde de Almeida Honório

§      Rosane Oliveira Macedo

§      Ana Carolina Santos Carneiro

§      Marta Uilma Tanan da Silva

4.      E-MAIL: msmascarenhas@hotmail.com

5.      TELEFONE: 75 9112-6754 / (75) 3251-3448

6.      PERÍODO DE AÇÃO: Durante a Jornada Pedagógica

7.      PÚBLICO-ALVO: Professores da Educação Infantil, Anos/Série Iniciais do Ensino Fundamental e EJA-Tempo Formativo I- Eixo II e III.

8.      LOCAL DE REALIZAÇÃO: Salas do ISME – 4 salas.

9.      BENEFICIÁRIOS: Mais de 120 professores que atuam na Educação Infantil, Educação Fundamental-Anos Iniciais e EJA- Tempo Formativo I.

10.  DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O projeto Oficina Pedagógica O Saber de Mão em Mão é um projeto de formação continuada que tem como propósito dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, particularmente por sua praticidade, sua flexibilidade diante das possibilidades de cada escola e, mais que tudo, estimular a participação, a ação/reflexão/ação e  a criatividade de todos os seus integrantes no fazer pedagógico.

As oficinas pedagógicas acontecerão anualmente durante a Jornada Pedagógica, com carga horária de 4 horas. Na última reunião de Planejamento da Ação Coordenadora serão escolhidas as oficinas a serem oferecidas aos professores da educação do campo, bem como os coordenadores pedagógicos e convidados que ministrarão. O critério de escolha das oficinas para o Projeto O Saber de Mão em Mão são as situações de ensino-aprendizagem que potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades para o ensino das diversas áreas do conhecimento, possibilitarão a aquisição de novos conhecimentos, reflexão das boas situações de ensino-aprendizagem e o redimensionamento das ações pedagógicas pelos professores. As situações de ensino-aprendizagem eleitas pelos professores e coordenadores pedagógicos farão parte do Caderno Pedagógico O Saber de Mão em Mão, publicação que constará as situações de ensino-aprendizagem exitosas.



11.  OBJETIVOS:

A.    Dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, particularmente por sua praticidade, sua flexibilidade diante das possibilidades de cada escola e, mais que tudo, estimular a participação, a ação/reflexão/ação e  a criatividade de todos os seus integrantes no fazer pedagógico.

B.     Desenvolver competências e habilidades para o ensino das diversas áreas do conhecimento,  a fim de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos, a reflexão das boas situações de ensino-aprendizagem e o redimensionamento das ações pedagógicas pelos professores

C.     Propiciar condições para que os professores, numa perspectiva de “colegialidade docente”, faça da sua prática objeto de reflexão e pesquisa, habituando-se a problematizar o seu cotidiano escolar, a interrogá-lo e transformá-lo, mudando a própria escola e a si próprio, tornando-o dessa forma, um agente transformador da realidade em que vive.

D.    Fornecer subsídios (modelos de boas atividades, bons projetos, boas atividades seqüenciadas, bons textos) para todos os professores a partir do estabelecimento de parceria na produção de subsídios para a ação docente, objetivando a tomada de decisões para garantir o alcance das metas e a efetividade do processo para alcançá-las.

E.     Produzir o caderno pedagógico O Saber de Mão em Mão em parceria com os professores e coordenadores. Publicação que constará as situações de ensino exitosas.

11.  ETAPAS:

1.      Reunião com os coordenadores para definir as temáticas das Oficinas Pedagógicas.

2.      Produção de ofícios para oficineiros convidados.

3.      Seleção das boas situações de ensino-aprendizagem envolvendo as temáticas das oficinas.

4.      Produção da lista de materiais necessários para realização das oficinas a ser encaminhada para a SEMED.

5.      Produção das pautas para realização das oficinas.

6.      Produção do planejamento da logística para realização da oficina.

7.      Realização das oficinas.

8.      Produção do relatório a partir da avaliação dos professores.

9.      Divulgação dos resultados alcançados com a I Oficina Pedagógica: O Saber de Mão em Mão.



12.  RECURSOS:

ü  Recursos Humanos: Coordenadores pedagógicos que atuam na Educação do Campo-Ed. Infantil e Ed. Fundamental/Anos/Séries Iniciais, 1 especialista para ministrar uma das oficinas, 3 diretores das Escolas da Zona Rural , 2 assistentes administrativos da SEMED/Setor do campo e 1 profissional de serviço geral.

ü  Recursos Materiais: materiais das listas de cada oficina, lanche para os oficineiros e público-alvo, água, copo descartável, 4 piloto para quadro branco, apagador para quadro branco.
































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