domingo, 25 de setembro de 2011

Plano de Aula de Língua Portuguesa para a Multisseriação


ATIVIDADES:

  1. Alunos do 1ºAno, 1ª série: Escrita pelo professor (aluno ditando) da primeira parlenda conhecida da turma a fim de fazer parte do álbum de parlenda da turma.
  2. Alunos da 2ª série: Escrita pelo aluno em dupla da parlenda conhecida da turma usando letra móveis
  3. Alunos da 3ª e 4ª séries: Escrita pelo aluno em dupla de uma parlenda conhecida que poderá fazer parte do álbum da turma de parlenda.



OBJETIVOS:



Para os alunos do 1º ano e 1ª série:

  1. Escrever parlendas, tendo o professor como escriba, para refletir sobre o sistema alfabético de escrita.
  2. Explicitar suas hipóteses sobre o sistema de escrita, confrontá-las e avançar nessas hipóteses até chegar à compreensão de: escreve-se com o uso de letras; a direção correta da escrita ( esquerda/direita, de cima para baixo); as letras têm formato fixos;

Para os alunos da 2ª série:

  1. Escrever parlendas, usando letras móveis, para refletir sobre o sistema alfabético de escrita: escreve-se com o uso de letras; as letras têm formato fixos; as combinações de letras para formar o som têm posição correta a ocupar nas palavras.
  2. Explicitar suas hipóteses sobre o sistema de escrita, confrontá-las e avançar nessas hipóteses até chegar à compreensão das convenções do sistema alfabético de escrita: escreve-se com o uso de letras; as letras têm formato fixos; as combinações de letras para formar o som têm posição correta a ocupar nas palavras.

Para os alunos da 3ª e 4ª séries:

  1. Escrever, de próprio punho, parlendas levando em conta as características do gênero, o propósito comunicativo e o destinatário, utilizando alguns comportamentos escritores: decidir sobre o que escrever e o que não escrever, do que foi memorizado, considerando que letra colocar, que outras marcas colocar que não são letras; determinar onde é necessário deixar espaços na escrita; reler o que já escreveu para relembrar o que falta escrever; decidir quando termina o verso e começa outro; decidir quando começa uma estrofe e termina outra.



CONTEÚDO:



Para os alunos do 1º ano e 1ª série:

  1. Sistema alfabético de escrita.



Para os alunos da 2ª série:

  1. Sistema alfabético de escrita



Para os alunos da 3ª e 4ª séries

  1. Comportamentos escritores envolvidos na produção de parlenda.
  2. Sistema ortográfico.





MATERIAL NECESSÁRIO:



Para 1º Ano e 1ª série: Parlenda ( REI CAPITÃO), pedaço de papel metro, pincel atômico.



Para os alunos da 2ª série: Parlenda conhecida dos alunos (O MACAOO FOI A FEIRA) , envelopes com as letras móveis que formam as palavras da parlenda.

Para os alunos da 3ª e 4ª séries: Caderno, lápis e borracha.



ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:



Todos:

  1. Informar que a turma irá participar de um momento de atividades diversificadas. Alguns alunos farão atividade com o professor e outros com a parceria dos colegas. Todos estarão fazendo atividade envolvendo Parlenda. Lembram do que é Parlenda? Quais as parlendas que vocês já sabem? Vamos relembrar? Então, os alunos do 1º Ano e 1ª série farão a atividade com a pró, os da 2ª série fará em dupla com um coleguinha e os da 3ª e 4ª séries farão em dupla, com um parceiro.
  2. Organizar os alunos nos agrupamentos.
  3. Explicar a atividade da 3ª e 4ª série: o que vão fazer? O que irão usar para fazer? Como irão fazer?
  4. Explicar a atividade da 2ª série: O que vão fazer? O que irão usar para fazer? Como irão fazer?
  5. Dizer aos alunos do 1º ano e 1ª série que farão com a pró.



Para os alunos do 1º Ano e 1ª série:

  1. Informar aos alunos que trouxe uma parlenda para ser escrita com ajuda deles para colocar no álbum de parlenda da turma e os alunos irão aprender.
  2. Falar para os alunos o título da parlenda: Rei Capitão para saber se os alunos já conhecem ou já ouviram.
  3. Recitar para os alunos a parlenda REI CAPITÃO: Rei, capitão/Soldado, ladrão/ Moça bonita/Do meu coração.
  4. Dizer para os alunos que eles irão ditar a parlenda para a pró escrever no papel e assim fazer parte do álbum de parlenda da turma.
  5. Escrever a parlenda que o aluno dita fazendo as intervenções/pausas para oferecer pistas para os alunos pensarem sobre: escreve-se com o uso de letras; a direção correta da escrita (esquerda/direita, de cima para baixo), as letras têm formato fixos.

A-    Qual o título da parlenda? Lembram? O título é REI CAPITÃO. Vamos ajudar a professora a escrever a palavra REI? REI começa com que letra? Quem da sala começa com a mesma letra de REI? Como será a letra R? Onde está aqui a letra R? Escrever a letra R no papel e falar alto as outras letras que faz parte da palavra REI. Agora vamos escrever CAPITÃO. A palavra CAPITÃO começa com a letra C. Onde está escrito a letra C? Como fazer a letra C? Quem começa com a letra C?  O professor registro o C e diz as letras que compõem os pedaços/partes das palavras (as letras que compõe a parte CA é CA).

B-    Vamos escrever o primeiro verso REI CAPITÃO: Quais as letras para escrever REI? Onde já escrevemos esta palavra? Vamos ver quais as letras? E CAPITÃO? Onde está escrito esta palavra? Quais as letras para escrever capitão? Quais as letras para CA? Para o pedaço PI? E para TÃO? Vamos consultar quais as letras?

C-    O que já escrevemos vamos fazer a leitura? O professor faz a leitura apontando com o dedo onde está lendo. O que falta escrever? Vamos lembrar? SOLDADO LADRÃO. Com qual letra começa SOLDADO? Quem será que começa com a letra S? Como é a letra S? Onde está a letra S? O professor vai falando as letras que compõe alto. Falta escrever LADRÃO. Com que letra começa ladrão? Tem alguém da sala que começa com a mesma letra de LADRÃO? Qual é a letra que vamos colocar aqui para escrever LADRÃO? Onde está a letra L? Como fazer a L? Para escrever o pedaço LÁ precisamos da letra L e da letra A. Agora vamos escrever DRÃO. O professor vai falando alto as letras que necessita para escrever o pedaço DRÃO.

D-    Problematizar com as intervenções


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