domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto Cantando e Brincando com as Parlendas






  1. Objetivo compartilhado:

ü  Conhecer as parlendas e apresentá-las às outras crianças.

ü  Elaborar um álbum contendo as parlendas preferidas com ilustrações utilizando pintura, recorte e colagem.

2.      Aprendizagens dos alunos:

Todos:

ü  Escutar diferentes parlendas, atribuindo-lhe significado a partir da leitura realizada pelo professor.

ü  Participar de situações de leitura pelo professor compreendendo e desfrutando da parlenda enquanto gêneros poéticos fim de apropriar-se de alguns comportamentos leitores, por meio da socialização de comportamentos desenvolvidos pelo professor: compartilhar a leitura de parlendas variadas, compartilhar suas interpretações, passagens preferidas das parlendas;

ü  Identificar, com o auxílio do professor e em parceria com os colegas a de organização textual da parlenda e seus propósitos

1º Ano e 1ª série:

ü  Ler, por si mesmo, parlenda utilizando pistas oferecidas pelo professor, as disponíveis nos textos, cm o propósito de: localizar onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito; confirmar, rejeitar, ajustar antecipações ou escolher dentre várias possibilidades..

ü  Ler parlendas mesmo sem saber ler convencionalmente a fim de refletir sobre o sistema alfabético de escrita: as relações entre partes do oral e partes do escrito; a analise quantitativa (quantas letras?) e qualitativas (quais são as letras?) da correspondência entre segmentos falados e escritos; as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas;

ü  Explicitar suas hipóteses sobre o sistema de escrita, confrontá-las e avançar nessas hipóteses até chegar à compreensão de: escreve-se com o uso de letras; a direção correta da escrita ( esquerda/direita, de cima para baixo), uso da folha ( pautada ou não, de acordo com planejamento do professor); as letras têm formato fixos;

ü  Localizar palavras em textos conhecidos a fim de realizar a correspondência entre segmento falado e o escrito.

ü  Escrever parlendas, tendo o professor como escriba, para refletir sobre o sistema alfabético de escrita.

2ª série:

ü  Escrever, de próprio punho, texto de memória e listas levando em conta as características do gênero, o propósito comunicativo e o destinatário, de acordo com sua hipótese de escrita, utilizando alguns comportamentos escritores: utilizar o repertório de letras que dispõe; usar as combinações de letras que são possíveis  no sistema de escrita da Língua Portuguesa; decidir sobre o que escrever e o que não escrever, do que foi memorizado ou ditado, considerando que letra colocar, que outras marcas colocar que não são letras; determinar onde é necessário deixar espaços na escrita;

3ª e 4ª série:

ü  Revisar textos próprios e alheios de forma autônoma ou em parceria com colegas do ponto de vista ortográfico, considerando as regularidades aprendidas e a ortografia convencional de palavras de uso freqüente.

ü  Descobrir, reconhecer, aplicar e explicitar algumas convenções ortográficas próprias do sistema ortográfico.

ü  Revisar textos alheios com o professor, com o colega ou de forma autônoma a partir de orientações oferecidas pelo professor com o propósito de: verificar o que já escreveu, o que ainda falta escrever; consultar diferentes materiais de leitura; propor modificações  e realizá-las, a fim de deixar o texto com melhor qualidade;



  1. Etapas:

1
Todos: Roda da conversa para saber o que os alunos já conhecem de parlendas. Realizar uma brincadeira com uma parlenda já conhecida da turma.
2
Todos: Leitura pelo professor de uma parlenda pouco conhecida da turma para compartilhar a leitura e os alunos compartilharem a parte preferida da parlenda escolhida pelo professor.
3
Alunos do 1ºAno, 1ª série: Escrita pelo professor (aluno ditando) da primeira parlenda conhecida da turma a fim de fazer parte do álbum de parlenda da turma.
Alunos da 2ª série: Escrita pelo aluno em dupla da parlenda conhecida da turma usando letra móveis.
Alunos da 3ª e 4ª séries: Escrita pelo aluno em dupla de uma parlenda conhecida que poderá fazer parte do álbum da turma de parlenda.
4
Todos: Leitura em voz alta pelas duplas das parlendas conhecidas escritas pelos alunos na etapa anterior para ensinar aos alunos do 1º Ano, 1ª e 2ª série.
5
Alunos do 1ºAno, 1ª série: Leitura pelo professor da segunda parlenda pouco conhecida da turma para  ajudar a turma a aprender a parlenda e localizar algumas palavras solicitadas pelo professor.
Alunos da 2ª série: Escrita pelo aluno em dupla da parlenda conhecida da turma usando letras móveis.
Alunos da 3ª e 4ª série: Leitura em dupla de parlendas escritas pelos alunos da 3ª e 4ª série a fim de realizar a revisão observando os seguintes aspectos: organização da parlenda em verso, espaço entre as palavras, grafia das palavras. Solicitar que as duplas passem a limpo as parlendas que irão para o álbum de parlenda da turma.
6
Alunos do 1ºAno, 1ª série: Montagem de uma parlenda conhecida da turma a partir dos versos.
Alunos da 2ª série: Leitura de uma parlenda conhecida pela turma a fim de preencher as lacunas com palavras ou trechos que estão faltando.
Alunos da 3ª e 4ª série: Produzir em dupla uma nova versão para uma parlenda muito conhecida da turma.
7
Todos: Escrita pelos alunos da 3ª e 4ª série (alunos do 1º  Ano, 1ª e 2ª série ditando) da segunda parlenda conhecida da turma para fazer parte do álbum de parlenda da turma..
8
1º Ano e 1ª série: Leitura pelo professor da terceira parlenda para descobrir onde está escrito as palavras. solicitadas pelo professor e propor brincadeira a partir da parlenda.
2ª série: Escrita pelo aluno em dupla de uma parlenda conhecida para fazer parte do álbum.
3ª e 4ª série:Escrita pelo aluno de uma parlenda pouco conhecida da turma. O professor dá a cada membro da dupla uma parlenda diferente e cada um dita para o seu parceiro. Depois, cada um em parceria com o colega realizará a revisão da parlenda: O que é preciso modificar?
9
1º Ano e 1ª série: Montagem de uma parlenda (em grupo de quatro ou dupla) a partir das palavras que fazem parte da parlenda.
2ª série: Escrita pelo aluno da última parlenda que fará parte do álbum de parlenda da turma.
3ª e 4ª séries: Revisão em dupla das parlendas produzidas pelos alunos da 2ª série.
10
1º Ano, 1ª e 2ª série: Produzir a lista de títulos das parlendas que farão parte do álbum e colocar os títulos em ordem alfabética para produzir índice do álbum da parlenda.
3ª e 4ª séries: Revisão individual das parlendas produzidas pelos alunos da 2ª série.
11
Todos: Distribuir as páginas do álbum contendo a parlenda para que os alunos façam a leitura (mesmo sem saber ler convencionalmente 1º Ano e 1ª série), pelos alunos da 2ª , 3ª  e 4ª séries para ilustrar as páginas do álbum. Montagem do álbum da parlenda da turma.

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