- Objetivo
compartilhado:
ü
Conhecer as parlendas e apresentá-las às outras
crianças.
ü
Elaborar um álbum contendo as parlendas preferidas
com ilustrações utilizando pintura, recorte e colagem.
2. Aprendizagens dos alunos:
Todos:
ü Escutar
diferentes parlendas, atribuindo-lhe significado a partir da leitura realizada
pelo professor.
ü Participar
de situações de leitura pelo professor compreendendo e desfrutando da parlenda
enquanto gêneros poéticos fim de apropriar-se de alguns comportamentos
leitores, por meio da socialização de comportamentos desenvolvidos pelo
professor: compartilhar a leitura de parlendas variadas, compartilhar suas interpretações,
passagens preferidas das parlendas;
ü Identificar,
com o auxílio do professor e em parceria com os colegas a de organização
textual da parlenda e seus propósitos
1º Ano e 1ª série:
ü Ler,
por si mesmo, parlenda utilizando pistas oferecidas pelo professor, as
disponíveis nos textos, cm o propósito de: localizar onde está escrito algo que
se sabe ou pensa que está escrito; confirmar, rejeitar, ajustar antecipações ou
escolher dentre várias possibilidades..
ü Ler
parlendas mesmo sem saber ler convencionalmente a fim de refletir sobre o
sistema alfabético de escrita: as relações entre partes do oral e partes do
escrito; a analise quantitativa (quantas letras?) e qualitativas (quais são as
letras?) da correspondência entre segmentos falados e escritos; as diferenças
entre a escrita e outras formas gráficas;
ü Explicitar
suas hipóteses sobre o sistema de escrita, confrontá-las e avançar nessas
hipóteses até chegar à compreensão de: escreve-se com o uso de letras; a
direção correta da escrita ( esquerda/direita, de cima para baixo), uso da
folha ( pautada ou não, de acordo com planejamento do professor); as letras têm
formato fixos;
ü Localizar
palavras em textos conhecidos a fim de realizar a correspondência entre
segmento falado e o escrito.
ü Escrever
parlendas, tendo o professor como escriba, para refletir sobre o sistema
alfabético de escrita.
2ª série:
ü Escrever,
de próprio punho, texto de memória e listas levando em conta as características
do gênero, o propósito comunicativo e o destinatário, de acordo com sua hipótese
de escrita, utilizando alguns comportamentos escritores: utilizar o repertório
de letras que dispõe; usar as combinações de letras que são possíveis no sistema de escrita da Língua Portuguesa;
decidir sobre o que escrever e o que não escrever, do que foi memorizado ou
ditado, considerando que letra colocar, que outras marcas colocar que não são
letras; determinar onde é necessário deixar espaços na escrita;
3ª e 4ª série:
ü Revisar
textos próprios e alheios de forma autônoma ou em parceria com colegas do ponto
de vista ortográfico, considerando as regularidades aprendidas e a ortografia
convencional de palavras de uso freqüente.
ü Descobrir,
reconhecer, aplicar e explicitar algumas convenções ortográficas próprias do
sistema ortográfico.
ü Revisar
textos alheios com o professor, com o colega ou de forma autônoma a partir de
orientações oferecidas pelo professor com o propósito de: verificar o que já
escreveu, o que ainda falta escrever; consultar diferentes materiais de
leitura; propor modificações e realizá-las,
a fim de deixar o texto com melhor qualidade;
- Etapas:
1
|
Todos: Roda da conversa para
saber o que os alunos já conhecem de parlendas. Realizar uma brincadeira com
uma parlenda já conhecida da turma.
|
2
|
Todos: Leitura pelo professor
de uma parlenda pouco conhecida da turma para compartilhar a leitura e os
alunos compartilharem a parte preferida da parlenda escolhida pelo professor.
|
3
|
Alunos do 1ºAno, 1ª série:
Escrita pelo professor (aluno ditando) da primeira parlenda conhecida da
turma a fim de fazer parte do álbum de parlenda da turma.
Alunos da 2ª série: Escrita pelo aluno em dupla da
parlenda conhecida da turma usando letra móveis.
Alunos da 3ª e 4ª séries: Escrita pelo aluno em dupla de
uma parlenda conhecida que poderá fazer parte do álbum da turma de parlenda.
|
4
|
Todos: Leitura em voz alta pelas duplas das parlendas
conhecidas escritas pelos alunos na etapa anterior para ensinar aos alunos do
1º Ano, 1ª e 2ª série.
|
5
|
Alunos do 1ºAno, 1ª série: Leitura pelo professor da
segunda parlenda pouco conhecida da turma para ajudar a turma a aprender a parlenda e
localizar algumas palavras solicitadas pelo professor.
Alunos da 2ª série: Escrita pelo aluno em dupla da
parlenda conhecida da turma usando letras móveis.
Alunos da 3ª e 4ª série: Leitura
em dupla de parlendas escritas pelos alunos da 3ª e 4ª série a fim de
realizar a revisão observando os seguintes aspectos: organização da parlenda
em verso, espaço entre as palavras, grafia das palavras. Solicitar que as
duplas passem a limpo as parlendas que irão para o álbum de parlenda da
turma.
|
6
|
Alunos do 1ºAno, 1ª série: Montagem de uma parlenda
conhecida da turma a partir dos versos.
Alunos da 2ª série: Leitura de uma parlenda conhecida pela
turma a fim de preencher as lacunas com palavras ou trechos que estão
faltando.
Alunos da 3ª e 4ª série: Produzir
em dupla uma nova versão para uma parlenda muito conhecida da turma.
|
7
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Todos: Escrita pelos alunos da 3ª e 4ª série (alunos do
1º Ano, 1ª e 2ª série ditando) da
segunda parlenda conhecida da turma para fazer parte do álbum de parlenda da
turma..
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8
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1º Ano e 1ª série: Leitura pelo professor da terceira
parlenda para descobrir onde está escrito as palavras. solicitadas pelo
professor e propor brincadeira a partir da parlenda.
2ª série: Escrita pelo aluno em dupla de uma parlenda
conhecida para fazer parte do álbum.
3ª e 4ª série:Escrita pelo aluno de uma parlenda pouco
conhecida da turma. O professor dá a cada membro da dupla uma parlenda
diferente e cada um dita para o seu parceiro. Depois, cada um em parceria com
o colega realizará a revisão da parlenda: O que é preciso modificar?
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9
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1º Ano e 1ª série: Montagem de uma parlenda (em grupo de
quatro ou dupla) a partir das palavras que fazem parte da parlenda.
2ª série: Escrita pelo aluno da última parlenda que fará
parte do álbum de parlenda da turma.
3ª e 4ª séries: Revisão em dupla das parlendas produzidas
pelos alunos da 2ª série.
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10
|
1º Ano, 1ª e 2ª série: Produzir a lista de títulos das
parlendas que farão parte do álbum e colocar os títulos em ordem alfabética
para produzir índice do álbum da parlenda.
3ª e 4ª séries: Revisão individual das parlendas
produzidas pelos alunos da 2ª série.
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11
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Todos: Distribuir as páginas do álbum contendo a parlenda
para que os alunos façam a leitura (mesmo sem saber ler convencionalmente 1º
Ano e 1ª série), pelos alunos da 2ª , 3ª
e 4ª séries para ilustrar as páginas do álbum. Montagem do álbum da
parlenda da turma.
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