domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto Livro de Contos da Turma


PROJETO

Livros de contos da turma

  1. Objetivo compartilhado:

ü  Produzir um livro de contos para fazer parte do acervo da escola..

2.      Aprendizagens dos alunos:

3ª e 4ª séries:

ü  Participar de situações espontâneas e intencionais de intercâmbio oral ajustando seu discurso às diferentes situações comunicativas que requeiram: narrar, com diferentes propósitos, de histórias conhecidas recuperando algumas características da linguagem do texto-fonte e mantendo a seqüência dos acontecimentos;

ü  Relacionar o que se escuta com as próprias experiências.

ü  Participar de situações de escuta de textos lidos ou contados pelo professor e outros adultos por tempo cada vez mais prolongado.

ü  Explorar variados materiais escritos em distintos espaços de leitura (acervo da sala de aula, de casa, da biblioteca da escola, dentre outros.

ü  Participar de situações de leitura pelo professor ou adulto compreendendo e desfrutando de textos literários (contos) a fim de apropriar-se de alguns comportamentos leitores, por meio da socialização de comportamentos desenvolvidos pelo professor, colegas ou adultos com diferentes propósitos: compartilhar a leitura de obras variadas; compartilhar suas interpretações, passagens preferidas;

ü  Re-escrever histórias conhecidas em condições que permitam planejar o que escrever e como, antes de começar a escrever, discutir e chegar a um consenso a respeito dos efeitos da linguagem e do propósito, ditando-o para o professor o texto completo ou partes da produção, considerando os acontecimentos principais do texto-fonte, as características do gênero, o propósito comunicativo e o destinatário.

ü  Identificar, com o auxílio do professor e em parceria com os colegas as formas de organização textual e os propósitos dos textos;

ü  Colaborar em situações de produção de textos em duplas ou em pequenos grupos, atendo-se à sua função (que pode ser quem irá narrar, quem irá verificar o que já se escreveu e o que ainda falta escrever, quem irá ser o escriba).

ü  Identificar, com ajuda do professor, alguns recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos impressos, utilizados como referência ou modelo: palavras ou expressões utilizadas pelo autor para nomear (O que? Quem?) ou descrevem ( Como é?);

ü  Revisar textos ou trechos de textos alheios com o professor, com o colega ou de forma autônoma a partir de orientações oferecidas pelo professor com o propósito de: verificar o que já escreveu, o que ainda falta escrever, se coincide com o que havia concordado, antecipado no momento do planejamento do texto; consultar outras pessoas enquanto escreve, ler e/ou pedir para ler o que foi escrito; consultar diferentes materiais de leitura; propor modificações  e realizá-las, a fim de deixar o texto com melhor qualidade; ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o texto escrito como organização das ideias, uso de organizadores textuais adequados a linguagem escrita para substituir o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” e “então” e articular as partes do texto; uso de palavras ou expressões que servem para substituir r assim não ocorrer repetição desnecessária, divisão do texto em frases utilizando recursos do sistema de pontuação ( maiúscula inicial, ponto final, interrogação e exclamação), organização do texto em parágrafos, uso das convenções próprias da organização do texto na página ( recuo e margem, título)  separação entre discurso direto e indireto ( organização do diálogo na narrativa) mediante o uso do dois-pontos e travessão; realizar rascunho do texto ou de partes do textos a fim de alcançar um texto considerado bem escrito e dentre outros.

ü  Revisar textos ou trechos de textos alheios de forma autônoma ou em parceria com colegas do ponto de vista ortográfico, considerando algumas regularidades aprendidas e a ortografia convencional de palavras de uso freqüente.

  1. Etapas:

1
Eleição das 5 histórias do acervo da sala de aula que serão lidas na sala de aula durante o projeto.
2
Leitura pelo professor do primeiro conto escolhido pela turma a fim de relacionar o que escuta com as próprias experiências, compartilhar a leitura da obra; compartilhar suas interpretações, passagens preferidas.
3
Leitura pelo professor do segundo conto escolhido pela turma a fim de compartilhar suas interpretações, passagens preferidas,
4
Leitura pelo professor do terceiro conto escolhido pela turma identificar, com o auxílio do professor e em parceria com os colegas as formas de organização textual e os propósitos dos textos.
5
Leitura pelo professor do quarto conto escolhido pela turma a fim de narrar coletivamente histórias conhecidas recuperando algumas características da linguagem do texto-fonte e mantendo a seqüência dos acontecimentos.
6
Leitura pelo professor do quinto conto escolhido pela turma a fim de narrar coletivamente histórias conhecidas recuperando algumas características da linguagem do texto-fonte e mantendo a seqüência dos acontecimentos e escolher quem irá levar o livro para contar a história para a turma.
7
Reescrita coletiva da 1ª parte da 1ª história eleita pela turma para fazer parte do livro de contos da turma.
8
Reescrita coletiva da 2ª parte da 1ª história eleita pela turma para fazer parte do livro de contos da turma
9
Reescrita coletiva da 3ª parte da 1ª história eleita pela turma para fazer parte do livro de contos da turma.
10
Escolha da 2ª história que será reescrita pelos alunos. Reler a 2ª história que fará parte do livro de contos. Produção coletiva da lista de acontecimentos a fim de planejar o que irá escrever.
11
Reescrita da 2ª história em grupo. Cada grupo irá reescrever um trecho da 2ª  história eleita a partir da lista de acontecimento produzida na etapa anterior.
12
Revisão coletiva da 1ª parte produzida pelo grupo a fim de verificar o que já escreveu, o que ainda falta escrever, se coincide com o que havia concordado, antecipado no momento do planejamento do texto; propor modificações  e realizá-las, para deixar o texto com melhor qualidade; ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o texto escrito como organização das idéias.
13
Leitura em dupla de um texto ou trecho de texto rico em diálogo a fim de analisar o que o autor faz para organizar as falas dos personagens. Solicitar que os alunos colaborem com a atividade coletiva de pontuar um trecho de uma história onde o autor não colocou nem um sinal de pontuação utilizado para o diálogo.
14
Revisão em dupla da 2ª parte da história produzida em grupo a fim de propor modificações  e realizá-las, para deixar o texto com melhor qualidade; ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o texto escrito como organização do diálogo.
15
Leitura em dupla de um texto ou trecho rico em organizadores textuais a fim dos alunos em grupo listarem com ajuda do professor os organizadores textuais usados pelo autor para substituir o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” e “então” e articular as partes do texto. Produzir a lista de organizadores textuais para consultar quando estiver escrevendo uma história.
16
Revisão em dupla da 3ª parte da história produzida em grupo a fim de propor modificações  e realizá-las, para deixar o texto com melhor qualidade; ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o texto escrito como uso de organizadores textuais adequados a linguagem escrita para substituir o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” e “então” e articular as partes do texto; uso de palavras ou expressões que servem para substituir  e assim não ocorrer repetição desnecessária.
17
Produção em dupla da lista de acontecimentos da história favorita da dupla para estar no livro de contos da turma. Solicitar que as dupla faça a releitura da história a fim de listar os acontecimentos da história.
18
Reescrita pelas duplas da 1ª parte da história a partir da lista de acontecimento. Pedir que as duplas façam a leitura da lista de acontecimentos e reescreva a 1ª parte da história.
19
Reescrita pelas duplas da 2ª parte da história a partir da lista de acontecimento. Pedir que as duplas façam a leitura da lista de acontecimentos e reescreva a 1ª parte da história.
20
Reescrita pelas duplas da 3ª parte da história a partir da lista de acontecimento. Pedir que as duplas façam a leitura da lista de acontecimentos e reescreva a 1ª parte da história.
21
Revisão em dupla do texto produzido pelo grupo a fim de propor modificações e realizá-las, para deixar o texto com melhor qualidade; ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o texto escrito como organização do diálogo.
22
Revisão da história produzida em dupla a fim de propor modificações  e realizá-las, para deixar o texto com melhor qualidade ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o texto escrito como uso de organizadores textuais adequados a linguagem escrita para substituir o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” e “então” e articular as partes do texto; uso de palavras ou expressões que servem para substituir  e assim não ocorrer repetição desnecessária.
23
Reescrita do texto já revisado pelo grupo a fim de passar a limpo e ilustrar as passagens da história para ser publicada no livro de conto da turma.
24
Reunião com os alunos para planejar a festa de lançamento do livro: o que acontecerá na festa? Quem irá contar a história? Quem irá fazer a leitura em voz alta?.
25
Realização da festa de lançamento do livro de contos da turma.


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