PROJETO
Livros de contos da turma
- Objetivo
compartilhado:
ü Produzir
um livro de contos para fazer parte do acervo da escola..
2. Aprendizagens dos alunos:
3ª e 4ª séries:
ü Participar
de situações espontâneas e intencionais de intercâmbio oral ajustando seu
discurso às diferentes situações comunicativas que requeiram: narrar, com
diferentes propósitos, de histórias conhecidas recuperando algumas
características da linguagem do texto-fonte e mantendo a seqüência dos
acontecimentos;
ü Relacionar
o que se escuta com as próprias experiências.
ü Participar
de situações de escuta de textos lidos ou contados pelo professor e outros
adultos por tempo cada vez mais prolongado.
ü Explorar
variados materiais escritos em distintos espaços de leitura (acervo da sala de
aula, de casa, da biblioteca da escola, dentre outros.
ü Participar
de situações de leitura pelo professor ou adulto compreendendo e desfrutando de
textos literários (contos) a fim de apropriar-se de alguns comportamentos
leitores, por meio da socialização de comportamentos desenvolvidos pelo
professor, colegas ou adultos com diferentes propósitos: compartilhar a leitura
de obras variadas; compartilhar suas interpretações, passagens preferidas;
ü Re-escrever
histórias conhecidas em condições que permitam planejar o que escrever e como,
antes de começar a escrever, discutir e chegar a um consenso a respeito dos
efeitos da linguagem e do propósito, ditando-o para o professor o texto
completo ou partes da produção, considerando os acontecimentos principais do
texto-fonte, as características do gênero, o propósito comunicativo e o
destinatário.
ü Identificar,
com o auxílio do professor e em parceria com os colegas as formas de
organização textual e os propósitos dos textos;
ü Colaborar
em situações de produção de textos em duplas ou em pequenos grupos, atendo-se à
sua função (que pode ser quem irá narrar, quem irá verificar o que já se
escreveu e o que ainda falta escrever, quem irá ser o escriba).
ü Identificar,
com ajuda do professor, alguns recursos da linguagem que se usa para escrever a
partir da observação e análise de textos impressos, utilizados como referência
ou modelo: palavras ou expressões utilizadas pelo autor para nomear (O que?
Quem?) ou descrevem ( Como é?);
ü Revisar
textos ou trechos de textos alheios com o professor, com o colega ou de forma
autônoma a partir de orientações oferecidas pelo professor com o propósito de: verificar
o que já escreveu, o que ainda falta escrever, se coincide com o que havia
concordado, antecipado no momento do planejamento do texto; consultar outras
pessoas enquanto escreve, ler e/ou pedir para ler o que foi escrito; consultar
diferentes materiais de leitura; propor modificações e realizá-las, a fim de deixar o texto com
melhor qualidade; ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o texto
escrito como organização das ideias, uso de organizadores textuais adequados a
linguagem escrita para substituir o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” e “então”
e articular as partes do texto; uso de palavras ou expressões que servem para
substituir r assim não ocorrer repetição desnecessária, divisão do texto em
frases utilizando recursos do sistema de pontuação ( maiúscula inicial, ponto
final, interrogação e exclamação), organização do texto em parágrafos, uso das
convenções próprias da organização do texto na página ( recuo e margem,
título) separação entre discurso direto
e indireto ( organização do diálogo na narrativa) mediante o uso do dois-pontos
e travessão; realizar rascunho do texto ou de partes do textos a fim de alcançar
um texto considerado bem escrito e dentre outros.
ü Revisar
textos ou trechos de textos alheios de forma autônoma ou em parceria com
colegas do ponto de vista ortográfico, considerando algumas regularidades
aprendidas e a ortografia convencional de palavras de uso freqüente.
- Etapas:
1
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Eleição
das 5 histórias do acervo da sala de aula que serão lidas na sala de aula
durante o projeto.
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2
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Leitura
pelo professor do primeiro conto escolhido pela turma a fim de relacionar o
que escuta com as próprias experiências, compartilhar a leitura da obra;
compartilhar suas interpretações, passagens preferidas.
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3
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Leitura
pelo professor do segundo conto escolhido pela turma a fim de compartilhar
suas interpretações, passagens preferidas,
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4
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Leitura
pelo professor do terceiro conto escolhido pela turma identificar, com o
auxílio do professor e em parceria com os colegas as formas de organização
textual e os propósitos dos textos.
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5
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Leitura
pelo professor do quarto conto escolhido pela turma a fim de narrar
coletivamente histórias conhecidas recuperando algumas características da
linguagem do texto-fonte e mantendo a seqüência dos acontecimentos.
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6
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Leitura
pelo professor do quinto conto escolhido pela turma a fim de narrar
coletivamente histórias conhecidas recuperando algumas características da
linguagem do texto-fonte e mantendo a seqüência dos acontecimentos e escolher
quem irá levar o livro para contar a história para a turma.
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7
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Reescrita
coletiva da 1ª parte da 1ª história eleita pela turma para fazer parte do
livro de contos da turma.
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8
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Reescrita
coletiva da 2ª parte da 1ª história eleita pela turma para fazer parte do
livro de contos da turma
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9
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Reescrita
coletiva da 3ª parte da 1ª história eleita pela turma para fazer parte do
livro de contos da turma.
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10
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Escolha
da 2ª história que será reescrita pelos alunos. Reler a 2ª história que fará
parte do livro de contos. Produção coletiva da lista de acontecimentos a fim
de planejar o que irá escrever.
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11
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Reescrita
da 2ª história
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12
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Revisão
coletiva da 1ª parte produzida pelo grupo a fim de verificar o que já
escreveu, o que ainda falta escrever, se coincide com o que havia concordado,
antecipado no momento do planejamento do texto; propor modificações e realizá-las, para deixar o texto com
melhor qualidade; ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o
texto escrito como organização das idéias.
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13
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Leitura
em dupla de um texto ou trecho de texto rico em diálogo a fim de analisar o
que o autor faz para organizar as falas dos personagens. Solicitar que os
alunos colaborem com a atividade coletiva de pontuar um trecho de uma
história onde o autor não colocou nem um sinal de pontuação utilizado para o
diálogo.
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14
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Revisão
em dupla da 2ª parte da história produzida em grupo a fim de propor
modificações e realizá-las, para
deixar o texto com melhor qualidade; ajudando a resolver problemas
encontrados ao produzir o texto escrito como organização do diálogo.
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15
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Leitura
em dupla de um texto ou trecho rico em organizadores textuais a fim dos
alunos em grupo listarem com ajuda do professor os organizadores textuais
usados pelo autor para substituir o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” e “então”
e articular as partes do texto. Produzir a lista de organizadores textuais
para consultar quando estiver escrevendo uma história.
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16
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Revisão
em dupla da 3ª parte da história produzida em grupo a fim de propor
modificações e realizá-las, para
deixar o texto com melhor qualidade; ajudando a resolver problemas
encontrados ao produzir o texto escrito como uso de organizadores textuais
adequados a linguagem escrita para substituir o uso excessivo de “e”, “aí”,
“daí” e “então” e articular as partes do texto; uso de palavras ou expressões
que servem para substituir e assim não
ocorrer repetição desnecessária.
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17
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Produção
em dupla da lista de acontecimentos da história favorita da dupla para estar
no livro de contos da turma. Solicitar que as dupla faça a releitura da
história a fim de listar os acontecimentos da história.
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18
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Reescrita
pelas duplas da 1ª parte da história a partir da lista de acontecimento.
Pedir que as duplas façam a leitura da lista de acontecimentos e reescreva a
1ª parte da história.
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19
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Reescrita
pelas duplas da 2ª parte da história a partir da lista de acontecimento.
Pedir que as duplas façam a leitura da lista de acontecimentos e reescreva a
1ª parte da história.
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20
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Reescrita
pelas duplas da 3ª parte da história a partir da lista de acontecimento.
Pedir que as duplas façam a leitura da lista de acontecimentos e reescreva a
1ª parte da história.
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21
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Revisão
em dupla do texto produzido pelo grupo a fim de propor modificações e
realizá-las, para deixar o texto com melhor qualidade; ajudando a resolver
problemas encontrados ao produzir o texto escrito como organização do
diálogo.
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22
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Revisão
da história produzida em dupla a fim de propor modificações e realizá-las, para deixar o texto com
melhor qualidade ajudando a resolver problemas encontrados ao produzir o
texto escrito como uso de organizadores textuais adequados a linguagem
escrita para substituir o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” e “então” e
articular as partes do texto; uso de palavras ou expressões que servem para
substituir e assim não ocorrer
repetição desnecessária.
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23
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Reescrita
do texto já revisado pelo grupo a fim de passar a limpo e ilustrar as
passagens da história para ser publicada no livro de conto da turma.
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24
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Reunião
com os alunos para planejar a festa de lançamento do livro: o que acontecerá
na festa? Quem irá contar a história? Quem irá fazer a leitura em voz alta?.
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25
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Realização
da festa de lançamento do livro de contos da turma.
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