I- Local de Realização: Nas escolas do
campo do município de Itaberaba
II- Responsáveis: Professores da Educação
do Campo que atuam na Educação Fundamental-Anos Iniciais
III-Período de Realização:
_________________________________________________________
IV-Beneficiados: Alunos do 1º Ano a 4ª
série da Educação Fundamental-Anos Iniciais
V-Objetivo a ser compartilhado: Criar peça
teatral representando personagens
através de máscaras a fim apresentar na escola para os irmãos, vizinhos e
demais membros da comunidade local.
VI-Aprendizagens a serem conquistadas pelos alunos:
- Reconhecer nos objetos
características expressivas das artes visuais (ponto, linha, forma, cor,
textura, luz, movimento etc.);
- Criar
máscaras a partir de
seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes
Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc;
- Experimentar,
selecionar e utilizar diversos suportes (papéis, tecidos, madeiras, palha,
), materiais (lápis,
giz, canetas, carvão, tintas, pincéis, tecido, caixa, sacos de papel,
linha, lã, tintas, etc.) e técnicas artísticas (desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, ) a fim
de utilizá-los com adequação;
- Criar produções das artes visuais a partir da emoção.
- Planejar, executar e finalizar
trabalhos artísticos, a contento, cuidando dos materiais e da limpeza do
ambiente de trabalho;
- Posicionar-se quanto às
modificações sugeridas pelos colegas às máscaras produzidas, identificando
vantagens e desvantagens e criando novas possibilidades;
- Argumentar buscando solucionar as
dificuldades pessoais decorrentes, após a confecção das máscaras;
- Descrever
aquilo que vê no decorrer da realização da máscara;
- Reconhecer
semelhanças e diferenças entre as máscaras enquanto produções culturais
apresentadas pelos colegas.
- Descrever
oralmente as sensações e sentimentos (tristeza, alegria, frustração, dor,
cansaço, euforia, tédio etc.),
advindos da vivência da confecção das máscaras;
- Valorizar por meio de relatos
orais ou diversas formas de registro o seu patrimônio cultural e o do
colega, a sua produção, a dos colegas e a coletiva;
- Respeitar,
mediante os combinados da classe, o direito de expressão dos colegas,
compreendendo a importância
da expressão pessoal para a construção coletiva.
- Perceber
a possibilidade de imitar expressões faciais e gestos produzidos por
diferentes pessoas e animais.
- Perceber a possibilidade de inventar expressões faciais e gestos a partir de ideias, sentimentos e sensações;
- Agir “como se”, imitando e criando expressões faciais, gestos e posturas intencionalmente nas dramatizações;
- Dramatizar a realidade e apropriar-se dela para poder entender a vida, os diferentes papeis sociais e as relações entre eles;
- Adotar posturas de cuidado e respeito pelo outro durante a vivência do teatro;
- Utilizar a máscara como forma de representação cênica.
VII-Etapas:
- Roda da leitura pelo professor da
curiosidade sobre as máscaras a fim dos alunos ficarem sabendo como surgiu
as máscaras.
- Produção coletiva da lista de
material que os alunos poderão providenciar em casa ou com os vizinhos
para confeccionar máscaras na escola.
- Realização da oficina de arte para
produzir tintas para pintar as máscaras.
- Realização da oficina de arte para
confeccionar pincel.
- Confecção coletiva do 1ª máscara
da turma. Os alunos devem estar sentados, em uma roda. Colocar no meio da
roda uma folha de papel grande, pinceis, os potes de tinta, cola e os
materiais que já tem na escola. Desenhar nesse papel uma linha dando forma
a um contorno de rosto bem grande. Chamar um aluno de cada vez, para que
continuem o trabalho dando sua contribuição para criar a “cara” do
personagem. Cada aluno irá acrescentar elementos ao rosto, usando desenho,
pintura ou colagem. Quando o personagem for aparecendo, vale tudo: é hora
de inventar, de observar, sorrir, gargalhar e inventar um nome para o
personagem.
- Produção coletiva da ficha do
personagem da máscara: Qual o nome completo? Quantos anos? Qual a data de
nascimento? Qual o signo? O que mais gosta de fazer? O que não gosta? Qual o seu prato
preferido? Qual a música preferida? Qual o programa de rádio que mais
ouve? Qual o esporte que pratica?
- Produção da 2ª máscara em
grupo/equipe: dá para cada equipe um saco de papel metro para fazer a
máscara. Pedir que um participante do grupo vista o saco na cabeça para um
membro marcar o lugar dos olhos e depois retirar o saco da cabeça.
Recortar o local dos olhos. Determinar o lugar do nariz, da boca, das
orelhas e do cabelo do personagem, pintando ou colando retalhos dos
materiais para criar a máscara da equipe com saco de papel. Avisar para
não colocar materiais que pesem demais. Visitar os grupos para que o
professor auxilie no acabamento.
- Produção em equipe da ficha do
personagem da máscara: Qual o nome completo? Quantos anos? Qual a data de
nascimento? Qual o signo? O que mais gosta de fazer? O que não gosta? Qual o seu prato
preferido? Qual a música preferida? Qual o programa de rádio que mais
ouve? Qual o esporte que pratica?
- Produção da máscara pelo aluno em
dupla usando saco de papel metro: dá para cada dupla um saco de papel
metro para fazer a máscara. Pedir que um participante da dupla vista o
saco na cabeça para o parceiro marcar o lugar dos olhos e depois retirar o
saco da cabeça. Recortar o local dos olhos. Determinar o lugar do nariz,
da boca, das orelhas e do cabelo do personagem, pintando ou colando
retalhos dos materiais para criar a máscara da dupla com saco de papel.
Avisar para não colocar materiais que pesem demais. Visitar as duplas para
que o professor auxilie no acabamento.
- Produção em dupla da ficha do
personagem da máscara da dupla: Qual o nome completo? Quantos anos? Qual a
data de nascimento? Qual o signo? O que mais gosta de fazer? O que não gosta? Qual o seu prato
preferido? Qual a música preferida? Qual o programa de rádio que mais
ouve? Qual o esporte que pratica?
- Realização da primeira oficina de
teatro: propor aos participantes que vistam as máscaras. È o momento para
que cada um observe o outro com sua máscara e se comporte como o
personagem. Realizar a roda da conversa para descreverem como se sentem
usando a máscara e como percebem os outros.. Pedir que cada um fale sobre
o personagem que está sendo representado na máscara. Estimular a
imaginação perguntando por exemplo: Quem é o seu personagem? Quais os seus
poderes? Interferem no dia-a-dia das pessoas? Fazem milagres?Transformam a
natureza? Os seres humanos? Pedir que os alunos descrevam um episódio
enfrentado por ele. Solicitar que os alunos se organizem em dupla para
usar as mascaras para criar um diálogo entre os dois personagens.
- Realização da segunda oficina de
teatro. Organizar a turma em grupo a fim de encenar um episódio, usando as
máscaras/ os personagens com começo, meio e fim a fim de eleger quais os
episódios serão escritos e ensaiados para apresentar na próxima reunião ou
evento da escola.
- Produção coletiva tendo o
professor como escriba da primeira peça teatral com base no episódio
apresentado pelo grupo 01 com as características de peça teatral a fim de
realizar futuramente o ensaio para ser apresentado no próximo evento da
escola.
- Produção coletiva tendo o
professor como escriba da segunda peça teatral com base no episódio que o
grupo 02 encenou na sala de aula a
fim de realizar futuramente o ensaio para ser apresentado no próximo
evento da escola.
- Produção coletiva tendo o
professor como escriba da terceira peça teatral com base no episódio que o
grupo 03 encenou na sala de aula a
fim de realizar futuramente o ensaio para ser apresentado no próximo
evento da escola.
- Apresentação na escola das peças
teatrais produzidas pela turma para irmãos, vizinhos e demais membros da
comunidade onde está inserida a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário