domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto Oficina de Arte: Escondido nas Máscaras


I-       Local de Realização: Nas escolas do campo do município de Itaberaba

II-    Responsáveis: Professores da Educação do Campo que atuam na Educação Fundamental-Anos Iniciais

III-Período de Realização: _________________________________________________________

IV-Beneficiados: Alunos do 1º Ano a 4ª série da Educação Fundamental-Anos Iniciais

V-Objetivo a ser compartilhado: Criar peça teatral  representando personagens através de máscaras a fim apresentar na escola para os irmãos, vizinhos e demais membros da comunidade local.

VI-Aprendizagens a serem conquistadas pelos alunos:



  1. Reconhecer nos objetos características expressivas das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, textura, luz, movimento etc.);
  2. Criar máscaras a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc;
  3. Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes (papéis, tecidos, madeiras, palha, ), materiais (lápis, giz, canetas, carvão, tintas, pincéis, tecido, caixa, sacos de papel, linha, lã, tintas, etc.) e técnicas artísticas (desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, ) a fim de utilizá-los com adequação;
  4. Criar produções das artes visuais a partir da emoção.
  5. Planejar, executar e finalizar trabalhos artísticos, a contento, cuidando dos materiais e da limpeza do ambiente de trabalho;
  6. Posicionar-se quanto às modificações sugeridas pelos colegas às máscaras produzidas, identificando vantagens e desvantagens e criando novas possibilidades;
  7. Argumentar buscando solucionar as dificuldades pessoais decorrentes, após a confecção das máscaras;
  8. Descrever aquilo que vê no decorrer da realização da máscara;
  9. Reconhecer semelhanças e diferenças entre as máscaras enquanto produções culturais apresentadas pelos colegas.
  10. Descrever oralmente as sensações e sentimentos (tristeza, alegria, frustração, dor, cansaço, euforia, tédio etc.), advindos da vivência da confecção das máscaras;
  11. Valorizar por meio de relatos orais ou diversas formas de registro o seu patrimônio cultural e o do colega, a sua produção, a dos colegas e a coletiva;
  12. Respeitar, mediante os combinados da classe, o direito de expressão dos colegas, compreendendo a importância da expressão pessoal para a construção coletiva.
  13. Perceber a possibilidade de imitar expressões faciais e gestos produzidos por diferentes pessoas e animais.
  14. Perceber a possibilidade de inventar expressões faciais e gestos a partir de ideias, sentimentos e sensações;
  15. Agir “como se”, imitando e criando expressões faciais, gestos e posturas intencionalmente nas dramatizações;
  16. Dramatizar a realidade e apropriar-se dela para poder entender a vida, os diferentes papeis sociais e as relações entre eles;
  17. Adotar posturas de cuidado e respeito pelo outro durante a vivência do teatro;
  18. Utilizar a máscara como forma de representação cênica.



VII-Etapas:



  1. Roda da leitura pelo professor da curiosidade sobre as máscaras a fim dos alunos ficarem sabendo como surgiu as máscaras.
  2. Produção coletiva da lista de material que os alunos poderão providenciar em casa ou com os vizinhos para confeccionar máscaras na escola.
  3. Realização da oficina de arte para produzir tintas para pintar as máscaras.
  4. Realização da oficina de arte para confeccionar pincel.
  5. Confecção coletiva do 1ª máscara da turma. Os alunos devem estar sentados, em uma roda. Colocar no meio da roda uma folha de papel grande, pinceis, os potes de tinta, cola e os materiais que já tem na escola. Desenhar nesse papel uma linha dando forma a um contorno de rosto bem grande. Chamar um aluno de cada vez, para que continuem o trabalho dando sua contribuição para criar a “cara” do personagem. Cada aluno irá acrescentar elementos ao rosto, usando desenho, pintura ou colagem. Quando o personagem for aparecendo, vale tudo: é hora de inventar, de observar, sorrir, gargalhar e inventar um nome para o personagem.
  6. Produção coletiva da ficha do personagem da máscara: Qual o nome completo? Quantos anos? Qual a data de nascimento? Qual o signo? O que mais gosta de fazer?  O que não gosta? Qual o seu prato preferido? Qual a música preferida? Qual o programa de rádio que mais ouve? Qual o esporte que pratica?
  7. Produção da 2ª máscara em grupo/equipe: dá para cada equipe um saco de papel metro para fazer a máscara. Pedir que um participante do grupo vista o saco na cabeça para um membro marcar o lugar dos olhos e depois retirar o saco da cabeça. Recortar o local dos olhos. Determinar o lugar do nariz, da boca, das orelhas e do cabelo do personagem, pintando ou colando retalhos dos materiais para criar a máscara da equipe com saco de papel. Avisar para não colocar materiais que pesem demais. Visitar os grupos para que o professor auxilie no acabamento.
  8. Produção em equipe da ficha do personagem da máscara: Qual o nome completo? Quantos anos? Qual a data de nascimento? Qual o signo? O que mais gosta de fazer?  O que não gosta? Qual o seu prato preferido? Qual a música preferida? Qual o programa de rádio que mais ouve? Qual o esporte que pratica?
  9. Produção da máscara pelo aluno em dupla usando saco de papel metro: dá para cada dupla um saco de papel metro para fazer a máscara. Pedir que um participante da dupla vista o saco na cabeça para o parceiro marcar o lugar dos olhos e depois retirar o saco da cabeça. Recortar o local dos olhos. Determinar o lugar do nariz, da boca, das orelhas e do cabelo do personagem, pintando ou colando retalhos dos materiais para criar a máscara da dupla com saco de papel. Avisar para não colocar materiais que pesem demais. Visitar as duplas para que o professor auxilie no acabamento.
  10. Produção em dupla da ficha do personagem da máscara da dupla: Qual o nome completo? Quantos anos? Qual a data de nascimento? Qual o signo? O que mais gosta de fazer?  O que não gosta? Qual o seu prato preferido? Qual a música preferida? Qual o programa de rádio que mais ouve? Qual o esporte que pratica?
  11. Realização da primeira oficina de teatro: propor aos participantes que vistam as máscaras. È o momento para que cada um observe o outro com sua máscara e se comporte como o personagem. Realizar a roda da conversa para descreverem como se sentem usando a máscara e como percebem os outros.. Pedir que cada um fale sobre o personagem que está sendo representado na máscara. Estimular a imaginação perguntando por exemplo: Quem é o seu personagem? Quais os seus poderes? Interferem no dia-a-dia das pessoas? Fazem milagres?Transformam a natureza? Os seres humanos? Pedir que os alunos descrevam um episódio enfrentado por ele. Solicitar que os alunos se organizem em dupla para usar as mascaras para criar um diálogo entre os dois personagens.
  12. Realização da segunda oficina de teatro. Organizar a turma em grupo a fim de encenar um episódio, usando as máscaras/ os personagens com começo, meio e fim a fim de eleger quais os episódios serão escritos e ensaiados para apresentar na próxima reunião ou evento da escola.
  13. Produção coletiva tendo o professor como escriba da primeira peça teatral com base no episódio apresentado pelo grupo 01 com as características de peça teatral a fim de realizar futuramente o ensaio para ser apresentado no próximo evento da escola.
  14. Produção coletiva tendo o professor como escriba da segunda peça teatral com base no episódio que o grupo  02 encenou na sala de aula a fim de realizar futuramente o ensaio para ser apresentado no próximo evento da escola.
  15. Produção coletiva tendo o professor como escriba da terceira peça teatral com base no episódio que o grupo  03 encenou na sala de aula a fim de realizar futuramente o ensaio para ser apresentado no próximo evento da escola.
  16. Apresentação na escola das peças teatrais produzidas pela turma para irmãos, vizinhos e demais membros da comunidade onde está inserida a escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário