MODELO DE REFERÊNCIA DO PLANO DE CURSO DE
LÍNGUA PORTUGUESA PARA A MULTISSERIAÇÃO
EXPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA I E II UNIDADE
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I- PRÁTICA DE ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL
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Todos
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1º A
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2º A
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2ª S
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3ª S
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4ª S
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1.Participar de situações que
requeiram narrar histórias conhecidas
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X
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2.Participar de situações de escuta
de texto lido ou contado pelo professor
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X
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II- PRÁTICA DE LEITURA
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1. Explorar variados materiais
escritos do acervo da escola
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X
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X
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2. Participar de situações de
leitura pelo professor de texto literário: conto tradicional, literatura
infantil, fábula e poesia.
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X
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3. Participar de situações de
leitura pelo professor de textos não literários: bilhete, carta, verbete de
glossário, artigos da Revista Ciências Hoje para Criança, curiosidades da
Revista Nova Escola e reportagem da Revista Ciências Hoje.
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X
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4. Participar de situações de
leitura compartilhada de texto literário: fábula, conto e poesia.
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X
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X
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5. Participar de situações de
leitura compartilhada de textos não literários: bilhete, carta, verbete de
glossário e curiosidades.
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X
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X
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6.Ler, por si mesmo, textos (lista,
parlenda, canção, rótulos e poesia) utilizando pistas oferecidas pelo
professor e as disponíveis nos texto
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X
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X
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X
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7.Participar se situações de leitura
por si mesmo (em silêncio) de texto literário: conto tradicional, literatura
infantil, fábula e poesia.
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X
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X
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8.Participar de situações de leitura
por si mesmo (em silêncio) de texto não literário: bilhete, carta, verbete de
glossário, artigos da Revista Ciências Hoje para Criança, curiosidades da
Revista Nova Escola e reportagem da Revista Ciências Hoje.
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X
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X
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III- PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
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1.Reescrever histórias conhecidas
com ajuda do professor.
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X
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2.Escrever com ajuda do professor
e/ou de próprio punho texto de memória e listas de acordo com sua hipótese de
escrita.
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X
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X
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X
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3.Escrever com ajuda do professor
e/ou de próprio punho bilhete levando em conta as características do gênero,
o propósito comunicativo e o destinatário.
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X
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X
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X
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4.Colaborar em situações de produção
de texto: poema, bilhete e/ou carta
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X
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X
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5.Escrever textos (poema, bilhete ou
carta) com ajuda do professor e/ou por si mesmo
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X
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X
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IV- ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA
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1.Identificar com auxílio do
professor as formas de organização textual e os propósitos do texto.
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X
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2.Reconhecer as línguas e variedades
lingüísticas que são faladas na comunidade.
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X
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3.Ler textos ( parlendas, canção,
títulos de histórias e listas) mesmo
sem saber ler convencionalmente para refletir sobre o sistema de escrita.
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X
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X
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X
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4.Escrever o próprio nome e
utilizá-lo como modelo para escrever outras palavras.
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X
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X
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5.Escrever listas e textos que se
sabe de cor para pensar sobre o sistema de escrita alfabético.
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X
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X
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X
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6.Utilizar a ordem alfabética em
algumas aplicações sociais.
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X
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X
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X
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7.Revisar texto alheio de forma
autônoma e/ou com ajuda do professor do ponto de vista ortográfico.
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X
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X
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8.Descobrir, reconhecer, aplicar e
explicar algumas convenções ortográficas próprias do sistema.
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X
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X
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9.Analisar nos textos impressos como
referência ou modelo o uso de alguns aspectos gramaticais.
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X
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X
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HABILIDADES,
CONHECIMENTOS E CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS
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TODOS
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1º ANO E 2º ANO
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2ª SÉRIE
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I-Prática de escuta e produção oral de
recado, relato de experiência vivida, notícia de rádio, cantiga, adivinha,
parlenda, fábula.
1-Recuperar algumas características da
linguagem do texto fonte.
1-Manter a sequência dos acontecimentos.
2-Escutar textos: recado, relato de
experiência vivida, notícia de rádio, cantiga.
2-Contar textos: adivinha, parlenda, fábula,
relato de experiências vividas.
II- Prática de Leitura de textos literários
(literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para
criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
2-Compartilhar
as interpretações e passagens preferidas.
2,3,4
, 6 e 7-Antecipar o sentido global com ajuda do professor.
2.3,4,
6 e 7--Verificar as antecipações feitas.
2,
4 e 7-Compreender e desfrutar dos textos literários
III- Prática de Produção de Texto:
1,3,5-Planejar o que escrever e como, antes
de começar a escrever.
1,2,3,4 e 5-Discutir sobre os efeitos da
linguagem, o propósito e o destinatário.
1, 2,3 e 5Ditar para o professor partes do
texto.
1-Garantir a sequência dos fatos do
texto-fonte.
1,2,3 e 5-Garantir as características do
gênero.
IV- Análise e Reflexão da língua
1-Organização textual e os propósitos dos
textos.
2-As línguas e as variedades lingüísticas
que são faladas na comunidade.
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II- Prática de Leitura de textos literários
(literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para
criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
6-Localizar
onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito.
III- Prática de Produção de Texto:
2,
3-Utilizar o repertório de letra que dispõe.
2-3Usar
as combinações de letras que são disponíveis no sistema de escrita de Língua
Portuguesa.
IV- Análise e Reflexão da língua
3,4,5-A
diferença entre escrita e desenho.
3,4
e 5-A diferença entre letras, números e outras representações gráficas.
3,4
e5-As letras para escrever o nome.
3,4
e 5-O traçado para escrever as letras ( imprensa maiúsculo).
3.4
e 5-A relação entre partes do oral e partes do escrito/relação letra e som.
3.4,5-A
análise quantitativa (quantas letras) e qualitativas (quais letras) da
correspondência entre segmentos falados e escritos.
3.4
e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.
3.4
e 5-A letra como unidade da sílaba e a sílaba como unidade da palavra.
3.4
e 5-Identificação das sílabas canônicas (consoante + vogal) em palavras
escritas e ouvidas.
3,4
e 5-As rimas e aliterações.
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II- Prática de Leitura de textos literários
(literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para
criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
6-Localizar
onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito.
III- Prática de Produção de Texto:
2
e3-Utilizar o repertório de letra que dispõe.
2
e 3Usar as combinações de letras que são disponíveis no sistema de escrita de
Língua Portuguesa.
2
e 3-Deixar espaço entre as palavras na escrita.
IV- Análise e Reflexão da língua
3,4
e 5-A análise quantitativa (quantas letras) e qualitativas (quais letras) da
correspondência entre segmentos falados e escritos.
3,4
e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.
3,4
e 5-A letra como unidade da sílaba e a sílaba como unidade da palavra.
3,4
e 5-Identificação das sílabas canônicas (consoante + vogal) e não canônicas
em palavras escritas e ouvidas.
3,4
e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.
3,4
e 5-As rimas e aliterações
3,4
e 5-O espaçamento entre as palavras no texto.
3,4
e 5-Uso de letra maiúscula em nomes próprios.
3,4
e 5-Segmentação da palavra na passagem de uma linha para outra.
6-A
ordem alfabética nas palavras: uso no dicionário, no diário de classe, nos
glossário e na lista de nomes da sala.
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3ª E 4ª SÉRIE
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II-Prática de Leitura de textos literários
(conto tradicional, literatura infantil, fábula e poesia) e não literários
(bilhete, carta, verbete de glossário e curiosidade).
4 e 5-Acompanhar a leitura de quem ler em
voz alta.
1,4 e 7-Ler obras de um mesmo gênero.
III- Prática de Produção de Texto:
1,4-Definir quem irá ditar e quem irá
escrever.
1 e 5-Ler enquanto escreve para verificar o
que já escreveu e o que ainda falta escrever.
5-Compartilhar com os colegas e com o
professor sobre o que está escrevendo e/ou o que escreveu.
5-Revisar a escrita que se está produzindo
como também as já produzidas.
5-Decidir
o que escrever e o que não escrever na produção.
IV- Análise e Reflexão da língua
6-A
ordem alfabética nas palavras: uso no dicionário, no diário de classe, nos
glossário e na lista de nomes da sala.
7 e 8-Conhecimento do sistema de escrita
alfabética: os tipos de letras ( forma e cursiva), a letra como unidade da
sílaba e a sílaba como unidade da palavra, o espaçamento entre as palavras,
as sílabas não canônicas em palavras escritas e ouvidas, ordem alfabética das
palavras.
7,8 e 9-Conhecimentos do padrão de escrita
e gramatical: segmentação do texto em
palavra, uso da letra maiúscula, segmentação da palavra na passagem de uma
linha para outra, segmentação do texto em parágrafo em razão das restrições
impostas pelo gênero, uso do ponto final na frase, uso do pontuação no
diálogo, acentuação das palavras comuns, os sinais da acentuação (
circunflexo e agudo), acentuação das palavras monossílabas tônicas e
oxítonas, uso dos sinais gráficos ( cedilha e til).
9-O uso, função e características do
substantivo.
9-O uso, função e características do
adjetivo.
8-Conhecimento
do sistema ortográfico da língua Portuguesa: o uso do C diante de A, O, U; o
C diante de E e I; Ç diante de A, O e U; o uso do G diante de A, O e U; GU
diante de E e I; o uso do Q seguido da
letra U; uso do H compondo o dígrafo CH, LH e NH; o H seguido da vogal; o A
com a sobreposição do til; uso do E formando ditongos e tritongos; o I
formando ditongo e tritongo; o uso do O formando ditongo ou tritongo; o uso
do L e do R formando encontro consonantal.
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ESTRATÉGIAS
DIDÁTICAS
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Todos
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1º
Ano e 2º Ano
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2ª
Série
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I-Prática de escuta e
produção oral de recado, relato de experiência vivida, notícia de rádio,
cantiga, adivinha, parlenda, fábula.
1 e 2-Roda de
leitura para contar histórias.
2- Roda da conversa envolvendo temas do cotidiano
II- Prática de Leitura
de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga,
canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
2 e 3-Leitura
diária para os alunos.
1,7 e 8-Leitura na sala de aula podendo selecionar
livremente o que deseja ler.
4,5,7 e 8- Roda de apreciação de literatura nas quais as
crianças são convidadas a compartilhar suas impressões e interpretações sobre
um texto lido ou ouvido.
III- Prática de Produção
de Texto
1- Projetos de Produção de
Texto: - Reescrita coletiva de histórias infantis conhecidas para produzir um
livrinho.
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II- Prática de
Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda,
cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e
carta).
6-Leitura para ordenar textos desordenados ou mesclados
6-Leitura de textos poéticos (música, quadrinha, poema,
parlenda, etc.) conhecido para identificar algumas palavras que foram
substituídas.
2-
Produção de reescrita de parlenda tendo o professor como escriba e/ou em
duplas para fazer parte da caixinha de parlenda da turma.
3-
Atividade ocasional de escrita
coletiva e/ou dupla de bilhete para mandar recado.
1,
2 e 3-Atividades
de revisão coletiva de textos
alheios buscando identificar problemas
relacionados ao padrão da escrita.
2-Situações escrita que envolvam
palavras estáveis – como nomes próprios, com alfabeto móvel e/ou de próprio
punho.
3-Reescrita
de textos ou partes deles tendo o professor como escriba (individual ou em dupla).
III- Prática de Produção de Texto
2-Produção
de reescrita de parlenda tendo o professor como escriba e/ou em duplas para
fazer parte da caixinha de parlenda da turma.
3-
Atividade ocasional de escrita
coletiva e/ou dupla de bilhete para mandar recado.
1,
2 e 3-Atividades
de revisão coletiva de textos
alheios buscando identificar problemas
relacionados ao padrão da escrita.
2-Situações escrita que envolvam
palavras estáveis – como nomes próprios, com alfabeto móvel e/ou de próprio
punho.
3-Reescrita
de textos ou partes deles tendo o professor como escriba (individual ou em dupla).
IV- Análise e
Reflexão da língua.
3,4 e 5-Apresentação
do alfabeto completo, desde o início do ano, e organizar atividades de
escrita em que os alunos façam uso de letras móveis.
3,4 e 5-Atividades de leitura e escrita em que os alunos
aprendam o nome das letras do alfabeto, a seqüência das letras, a diferença entre a escrita
e outras formas gráficas e convenções da escrita (orientação do alinhamento).
3,4 e 5-Ordenação de textos que sabe de cor.
3,4 e 5-Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras
para consulta.
3,4 e 5-Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo
professor em textos.
3,4 e 5-Listas compostas por palavras de um mesmo campo
semântico (frutas, brincadeiras, títulos de
histórias, etc.) onde as
crianças precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor.
3,4 e 5-Leitura, para alunos que não sabem ler
convencionalmente, oferecendo textos conhecidos de memória, como em que a
tarefa do aluno é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a
informação do que trata o texto.
3,4 e 5-Atividades de reflexão sobre o sistema alfabético
de escrita, por meio do trabalho com nomes próprios, rótulos conhecidos e
outros materiais afixados nas paredes da classe (ou murais) da sala, como
listas, calendários, cantigas, títulos das histórias, que serão lidas na
semana, de forma que guiados pelo contexto os alunos antecipem o que está
escrito e reflitam sobre as partes do escrito (quais letras, quantas e em que
ordem usar);
3,4 e 5-Escrita de textos que sabe de cor.
3,4 e 5-Escrita de listas de palavras de um mesmo campo
semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas,
material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas; etc), de
preferência a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do
cotidiano;
3,4 e 5-Preenchimento de cruzadinha sem a relação de
palavras (quando as crianças já apresentam escritas silábico-alfabéticas);
3,4 e 5-Atividades de revisão coletiva de textos Situações
em que os alunos sejam colocados para escrever textos, cuja forma não sabem
de memória.
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II- Prática de
Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda,
cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e
carta).
6-Leitura para ordenar textos desordenados ou mesclados.
6-Leitura de textos poéticos (música, quadrinha, poema,
parlenda, etc.) conhecido para identificar algumas palavras que foram
substituídas.
2-
Produção de reescrita de parlenda tendo o professor como escriba e/ou em
duplas para fazer parte da caixinha de parlenda da turma.
3-
Atividade ocasional de escrita
coletiva e/ou dupla de bilhete para mandar recado.
1,
2 e 3-Atividades
de revisão coletiva de textos
alheios buscando identificar problemas
relacionados ao padrão da escrita.
2-Situações escrita que envolvam
palavras estáveis – como nomes próprios, com alfabeto móvel e/ou de próprio
punho.
3-Reescrita
de textos ou partes deles tendo o professor como escriba (individual ou em dupla).
III- Prática de Produção de Texto.
2-Produção
de reescrita de parlenda tendo o professor como escriba e/ou em duplas para
fazer parte da caixinha de parlenda da turma.
3-
Atividade ocasional de escrita
coletiva e/ou dupla de bilhete para mandar recado.
1,
2 e 3-Atividades
de revisão coletiva de textos
alheios buscando identificar problemas
relacionados ao padrão da escrita.
2-Situações escrita que envolvam
palavras estáveis – como nomes próprios, com alfabeto móvel e/ou de próprio
punho.
3-Reescrita de textos ou partes
deles tendo o professor como escriba
(individual ou em dupla).
IV- Análise e
Reflexão da língua.
3,4 e
5-Apresentação do alfabeto completo, desde o início do ano, e organizar
atividades de escrita em que os alunos façam uso de letras móveis.
3,4 e 5-Atividades de leitura e escrita em que os alunos
aprendam o nome das letras do alfabeto, a seqüência das letras, a diferença entre a escrita
e outras formas gráficas e convenções da escrita (orientação do alinhamento).
3,4 e 5-Ordenação de textos que sabe de cor.
3,4 e 5-Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras
para consulta.
3,4 e 5-Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo
professor em textos.
3,4 e 5-Listas compostas por palavras de um mesmo campo
semântico (frutas, brincadeiras, títulos de histórias, etc.) onde as crianças
precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor.
3,4 e 5-Leitura, para alunos que não sabem ler
convencionalmente, oferecendo textos conhecidos de memória, como em que a
tarefa do aluno é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a
informação do que trata o texto.
3,4 e 5-Atividades de reflexão sobre o sistema alfabético
de escrita, por meio do trabalho com nomes próprios, rótulos conhecidos e
outros materiais afixados nas paredes da classe (ou murais) da sala, como
listas, calendários, cantigas, títulos das histórias, que serão lidas na
semana, de forma que guiados pelo contexto os alunos antecipem o que está
escrito e reflitam sobre as partes do escrito (quais letras, quantas e em que
ordem usar);
3,4 e 5-Escrita de textos que sabe de cor.
3,4 e 5-Escrita de listas de palavras de um mesmo campo
semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas,
material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas; etc), de preferência
a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do cotidiano;
3,4 e 5-Preenchimento de cruzadinha sem a relação de
palavras (quando as crianças já apresentam escritas silábico-alfabéticas);
3,4 e 5-Atividades de revisão coletiva de textos Situações
em que os alunos sejam colocados para escrever textos, cuja forma não sabem
de memória.
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3ª
E 4ª SÉRIE
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II- Prática de Leitura de
textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga,
canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
1-Roda da leitura
em que os alunos possam compartilhar o
que leu e/ou explorou.
2-Projeto de
leitura de poema a fim dos alunos realizar uma sarau de poesia.
III- Prática de Produção
de Texto:
1 e 4-Reescrita de
texto em dupla com definição de função: quem dita e quem irá ser o escriba.
1-Reescrita de
partes da história pela turma e/ou aluno, completar sequência narrativa,
acrescentar características, introduzir perguntas e/ou respostas em diálogos.
1-Produção de texto
coletivo de novos textos por meio da transformação nomes de personagens,
criar novas ações para o personagem no enredo, criar uma nova história).
1 e 5-Leitura de
bons textos para os alunos analisarem, junto com o professor, o que o autor
usa ou faz para deixar seu texto bem escrito.
1 e 5-Atividades de
revisão de texto em grupo ou em grupo a fim de identificar problemas a serem
resolvidos.
1 e5-Projeto
didático de produção de um livrinho de história envolvendo o gênero fábula e
poema.
5-Sequência de
atividades para ajudar os alunos a aprender a escrever carta e poema em
situação real de uso.
5-Atividade
ocasional para escrever bilhete em situação real de uso.
IV- Análise e Reflexão da
língua
7 e 8-Atividade de
revisão de texto alheio para melhorá-lo quanto aos aspectos do sistema de
escrita, padrão de escrita, aspectos ortográficos e gramatical, a organização
textual.
9-Leitura de bons
modelos de textos impressos a fim de refletir sobre os conhecimentos do
sistema de escrita, padrões de escrita, aspectos ortográfico e aspectos
gramaticais.
8-Atividades de
reflexão ortográfica: ditado interativo, releitura de texto com focalização,
revisão, jogos ortográficos, escrever pistas para não se enganar mais na
grafia das palavras.
8-Realização de
sequência de atividade envolvendo os seguintes casos ortográficos: o uso do C
e o do Ç; o A, E e o I formando ditongo e tritongo; o H compondo os dígrafos
CH, LH, NH; o H seguido de vogal.
9-Realização de
sequência de atividade envolvendo acentuação.
9-Realização de
sequência de atividade envolvendo pontuação em diálogos.
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INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
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1º ANO E 2º ANO
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2ª SÉRIE
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-
Realização
da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
-
Ditado de uma lista de cinco palavras
do mesmo campo semântico) e uma frase a fim de investigar em qual
nível encontra o aluno em relação ao sistema de escrita alfabética. ( 1º ano
e 2º ano)
- Atividades para o portfólio:
A)
Prática de leitura: Localização de palavras ditadas pelo
professor em um texto de memória. ( 1º ano e 2º ano)
B)
Prática de Produção de Texto: Escrita pelo aluno de uma lista de
palavras. ( 1º ano e 2º ano)
C)
Prática de Leitura: Leitura pelo aluno de texto a fim de
localizar informações para selecionar o que é relevante. ( 2º Ano).
|
-
Realização
da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
Ditado
de uma lista de cinco palavras do mesmo campo semântico) e uma frase a fim de
investigar em qual nível encontra o aluno em relação ao sistema de escrita
alfabética.
-
Ditado de um texto que se sabe de cor a fim de investigar o que os alunos já
conhecem sobre os padrões de escrita (ortografia, segmentação das palavras,
espaços entre as palavras numa frase, dentre outros aspectos do padrão de
escrita.
- Atividades para o portfólio:
A) Prática
de leitura: Localização de palavras ditadas pelo professor em um
texto de memória.
B) Prática
de Produção de Texto: Escrita pelo aluno de um texto de memória.
C) Prática
de Leitura: Leitura pelo aluno de texto a fim de localizar
informações para selecionar o que é relevante.
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3ª E 4ª SÉRIE
|
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-
Realização
da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
- Reescrita de um conto conhecido
dos alunos.
- Atividades para o portfólio:
A) Prática de
leitura:
Leitura de texto literário a fim de analisar se os alunos compreendem o
texto, se antecipa o sentido global, se compartilha sua interpretação,
localiza informações para selecionar o que é relevante, se analisa nos textos
o uso de alguns aspectos do padrão de escrita e aspectos gramaticais.
B) Prática de
produção de texto: Reescrita
de trecho de um texto narrativo a fim de investigar se o aluno garante as
características do gênero, a sequência dos fatos do texto-fonte, uso de letra
maiúscula, segmenta a palavra na passagem de uma linha para outra, segmenta o
texto em parágrafo, o uso do ponto final, uso da pontuação no diálogo, uso da
acentuação e uso dos conhecimentos do sistema ortográfico.
C) Análise e
reflexão da língua:
Leitura de trechos de textos, frases, palavras a fim de analisar o uso dos
conhecimentos do sistema de escrita, ortográficos e aspectos gramaticais.
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