domingo, 25 de setembro de 2011

Plano de Matemática: Problemas do Campo Aditivo


ATIVIDADES:

  1. Alunos do 1ºAno, 1ª série: Resolução de problema com parceria do professor envolvendo o significado de combinar, juntar quantidades.
  2. Alunos da 2ª série: Resolução de problemas, em dupla, envolvendo o significado de combina ou juntar  e transformação de quantidades
  3. Alunos da 3ª e 4ª séries: Resolução de problemas, em dupla, envolvendo o significado de transformar quantidades.

OBJETIVOS:

Para os alunos do 1º ano e 1ª série:

  1. Resolver problema de adição e subtração que envolve o significado de juntar/combinar por meio de diversos procedimentos –desenhos, marcas, contagem.



Para os alunos da 2ª série:

  1. Resolver problema de adição e subtração que envolve o significado de juntar e transformar por meio de diversos procedimentos –desenhos, marcas, contagem e cálculos.

Para os alunos da 3ª e 4ª séries:

  1. Resolver problema de adição e subtração que envolve o significado de transformar por meio de números e cálculos.

CONTEÚDO:

Para os alunos do 1º ano e 1ª série:

  1. Problemas de adição e subtração

Para os alunos da 2ª série:

  1. Problemas de adição e subtração

Para os alunos da 3ª e 4ª séries

  1. Problemas de adição e subtração

MATERIAL NECESSÁRIO:

Para 1º Ano e 1ª série: Problemas envolvendo a ideia de juntar/combinar

Para os alunos da 2ª série: Problemas envolvendo a ideia de juntar e transformar.

Para os alunos da 3ª e 4ª séries: Problemas envolvendo a ideia de transformar.

DESENVOLVIMENTO:

Todos:

  1. Informar que a turma irá participar de um momento de atividades diversificadas. Alguns alunos farão atividade com o professor e outros com a parceria dos colegas. Todos estarão fazendo atividade de resolução de problemas. Dizer que os alunos do 1º Ano e 1ª série farão a atividade com a pró, os da 2ª série farão em dupla com um coleguinha e os da 3ª e 4ª séries farão em dupla, com um parceiro.
  2. Organizar os alunos nos agrupamentos.
  3. Distribuir o material para realização da atividade para os grupos da 2ª, 3ª e 4ª série.
  4. Explicar a atividade da 3ª e 4ª série: o que vão fazer? O que irão usar para fazer? Como irão fazer?
  5. Explicar a atividade da 2ª série: O que vão fazer? O que irão usar para fazer? Como irão fazer?
  6. Dizer aos alunos do 1º ano e 1ª série que farão com a pró.

Para os alunos do 1º Ano e 1ª série:

  1. Copiar o enunciado do problema no quadro.
  2. Realizar a leitura em voz alta pelo professor.
  3. Conversar sobre o problema: o que Dona Maria tem em sua casa? Quais os tipos de bala que Dona Maria tem em sua casa? Quantas balas de mel ela tem no pote? Onde está o número 8? Quantas balas de banana ela tem? Vou fazer a leitura novamente do problema para descobrir quantas balas de banana tem Dona Maria. Então, onde está quantidade de balas de bananas? São quantas? Ela só tem balas de banana? Quantas são? O que devemos fazer para encontrar a quantidade de balas que tem na casa de Dona Maria?
  4. Realizar a releitura do problema a fim da turma ajudar a professora resolver o problema da forma que achar melhor: o que devemos fazer para encontrar a quantidade de balas que tem na casa de Dona Maria?
  5. Chamar um aluno para explicar como encontrar a quantidade de balas que tem na casa de Dona Maria?
  6. Pedir que um aluno represente graficamente a quantidade de balas de mel que tem na casa de Dona Maria: na casa de Dona Maria tem um pote de balas de mel. Nesse pote tem quantas balas? Vou reler o problema para descobrir a quantidade de balas de mel. São quantas a quantidade de bala de mel? Vamos fazer tracinhos para representar a quantidade de balas de mel. Cada tracinho representará uma bala de mel. Quantas são mesmo? Quantos tracinhos vamos fazer? Pedir para que o aluno represente através de tracinhos a quantidade de balas de mel que tem no pote de Dona Maria. Na casa de Dona Maria só tem bala de mel? Tem qual outro tipo de bala? Quantas balas? Vou reler para a gente relembrar. Vamos fazer tracinhos para representar a quantidade de balas de banana. Quantos tracinhos vamos fazer? Por quê? Pedir para que o aluno represente através de tracinhos a quantidade de balas de banana que há no pote de Dona Maria. Quantas são as balas?
  7. Lançar os seguintes questionamentos: O que já contamos? O que falta encontrar? Então, o que vamos fazer? Na casa de Dona Maria tem um pote com 8 balas. Olha aqui a quantidade de balas de mel que tem na casa de Dona Maria. E também balas de banana. Quantos são? Vamos contar? O que devemos fazer para saber quantas balas tem na casa de Dona Maria? Quantas balas tem na casa de Dona Maria?Como vamos encontrar? Vamos contar a quantidade de balas de mel e juntar com a quantidade de balas de banana. Quantas balas podemos encontrar na casa de Dona Maria? Vamos contar a quantidade de bala de mel junto com a quantidade de bala de banana? Será que é mais de 10? Será que é menos de 10? Vamos contar!
  8. Pedir que os alunos contem a quantidade de bala de mel junto com a quantidade de bala de banana.
  9. Solicitar que eles registrem a quantidade de balas que tem na casa de Dona Maria.
  10. Recapitular junto com os alunos o que foi feito para resolver o problema de Dona Maria: O que fizemos primeiro? E depois? Como achamos a resposta para esse problema?
  11. Realizar as mesmas intervenções com o problema 2 (sobre flores de Mariana).

Para os alunos da 2ª série:

  1. Distribuir para as duplas o problema 01.
  2. Realizar a leitura pelo professor do problema para as duplas e solicitar que acompanhe a leitura realizada pela pró.
  3. Conversar com a turma sobre os problemas: o que Juliana comprou? O que Mariana comprou? Quantos palitos Juliana comprou? Quantos palitos Mariana comprou? Só foi Juliana que comprou palito? Só foi Mariana que comprou palitos? Onde está a quantidade de palitos que Juliana comprou? Onde está quantidade de palitos que Mariana comprou? O que vamos fazer para encontrar a resposta para o problema?
  4. Informar aos alunos que irão responder da forma que achar melhor.
  5. Dizer que depois que a dupla realizar do seu jeito irá trocar o papel com uma outra dupla para observarem se o resultado foi o mesmo e se o jeito de resolver o problema foi o mesmo.
  6. Falar que depois que trocarem os papeis a pró irá oferecer outra tarjeta contendo mais um problema , irá realizar a leitura juntos e depois irão resolver do jeito que achar melhor.
  7. Informar que depois que todos os grupos finalizarem os problemas irão apresentar dizendo o jeito que fizeram para encontrar o resultado dos problemas.
  8. Distribuir para as duplas o problema 02 ( sobre as caixas de bombons) para fazer as mesmas intervenções do problema 01.

Para os alunos da 3ª e 4ª séries

  1. Distribuir para as duplas o problema 01 e o 02 para cada dupla.
  2. Realizar a leitura pelo professor do problema 1 para as duplas e solicitar que acompanhe a leitura realizada pela pró.
  3. Conversar com a turma sobre o problema 1: O que tem o fazendeiro? Quantas cabeças de gado ele tem?Será que ele vai continuar com a mesma quantidade? Por quê? O que aconteceu? Quantas cabeças de gado ele comprou? Vai ficar com as mesmas 123 cabeças de gado? Será que vai aumentar? O que acontecerá? Será que é mais de 400 cabeças de gado? Será que são menos? Quantas?Onde está a quantidade de cabeças de gado que o fazendeiro tinha antes de comprar algumas? Onde está quantidade de cabeças de gado que o fazendeiro comprou? Quantas cabeças de gado tem agora em seu rebanho?
  4. Informar aos alunos que irão responder da forma que achar melhor.
  5. Realizar a leitura do problema 2com acompanhamento pelo aluno.
  6. Conversar sobre o problema 2: O que Nelson perdeu? Ele perdeu quantas? Depois que ele perdeu ficou com quantas bolinhas de gude? Será que ele tinha antes do jogo 13 bolinhas de gude? Será que ele tinha 29? Quantas bolinhas de gude ele tinha antes do jogo? Será que tinha mais de 29? Será que tinha mais de 13? Como vamos encontrar a quantidade de bolinhas de gude que Nelson tinha antes do jogo?
  7. Dizer que depois que a dupla realizar do seu jeito irá trocar o papel com uma outra dupla para observarem se o resultado foi o mesmo e se o jeito de resolver o problema foi o mesmo.
  8. Falar que depois que trocarem os papeis a pró irá oferecer outra tarjeta contendo mais dois problemas , irá realizar a leitura juntos e depois irão resolver do jeito que achar melhor.
  9. Informar que depois que todos os grupos finalizarem os problemas irão apresentar dizendo o jeito que fizeram para encontrar o resultado dos problemas.
  10. Distribuir para as duplas a tarjeta contendo mais 2 problemas para fazer as mesmas intervenções dos primeiros problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário