ATIVIDADES:
- Alunos do 1ºAno, 1ª série: Resolução de problema com parceria do professor
envolvendo o significado de combinar, juntar quantidades.
- Alunos da 2ª série: Resolução de problemas, em dupla, envolvendo o
significado de combina ou juntar e
transformação de quantidades
- Alunos da 3ª e 4ª séries: Resolução de problemas, em dupla, envolvendo o
significado de transformar quantidades.
OBJETIVOS:
Para os alunos do 1º ano e 1ª série:
- Resolver problema de adição e subtração que envolve o significado de
juntar/combinar por meio de diversos procedimentos –desenhos, marcas,
contagem.
Para os alunos da 2ª série:
- Resolver problema de adição e subtração que envolve o significado de
juntar e transformar por meio de diversos procedimentos –desenhos, marcas,
contagem e cálculos.
Para
os alunos da 3ª e 4ª séries:
- Resolver problema de adição e subtração que envolve o significado de
transformar por meio de números e cálculos.
CONTEÚDO:
Para os alunos do 1º ano e 1ª série:
- Problemas de adição e subtração
Para os alunos da 2ª série:
- Problemas de adição e subtração
Para os alunos da 3ª e 4ª séries
- Problemas de adição
e subtração
MATERIAL NECESSÁRIO:
Para 1º Ano e 1ª série: Problemas envolvendo a ideia de juntar/combinar
Para os alunos da 2ª série: Problemas envolvendo a ideia de juntar e transformar.
Para os alunos da 3ª e 4ª séries: Problemas envolvendo a ideia de transformar.
DESENVOLVIMENTO:
Todos:
- Informar que a turma
irá participar de um momento de atividades diversificadas. Alguns alunos
farão atividade com o professor e outros com a parceria dos colegas. Todos
estarão fazendo atividade de resolução de problemas. Dizer que os alunos
do 1º Ano e 1ª série farão a atividade com a pró, os da 2ª série farão em
dupla com um coleguinha e os da 3ª e 4ª séries farão em dupla, com um
parceiro.
- Organizar os alunos
nos agrupamentos.
- Distribuir o
material para realização da atividade para os grupos da 2ª, 3ª e 4ª série.
- Explicar a atividade
da 3ª e 4ª série: o que vão fazer? O que irão usar para fazer? Como irão
fazer?
- Explicar a atividade
da 2ª série: O que vão fazer? O que irão usar para fazer? Como irão fazer?
- Dizer aos alunos do
1º ano e 1ª série que farão com a pró.
Para os alunos do 1º Ano e 1ª série:
- Copiar o enunciado do problema no quadro.
- Realizar a leitura em voz alta pelo professor.
- Conversar sobre o
problema: o que Dona Maria tem em sua casa? Quais os tipos de bala que
Dona Maria tem em sua casa? Quantas balas de mel ela tem no pote? Onde
está o número 8? Quantas balas de banana ela tem? Vou fazer a leitura
novamente do problema para descobrir quantas balas de banana tem Dona
Maria. Então, onde está quantidade de balas de bananas? São quantas? Ela
só tem balas de banana? Quantas são? O que devemos fazer para encontrar a
quantidade de balas que tem na casa de Dona Maria?
- Realizar a releitura
do problema a fim da turma ajudar a professora resolver o problema da
forma que achar melhor: o que devemos fazer para encontrar a quantidade de
balas que tem na casa de Dona Maria?
- Chamar um aluno para
explicar como encontrar a quantidade de balas que tem na casa de Dona
Maria?
- Pedir que um aluno
represente graficamente a quantidade de balas de mel que tem na casa de
Dona Maria: na casa de Dona Maria tem um pote de balas de mel. Nesse pote
tem quantas balas? Vou reler o problema para descobrir a quantidade de
balas de mel. São quantas a quantidade de bala de mel? Vamos fazer
tracinhos para representar a quantidade de balas de mel. Cada tracinho
representará uma bala de mel. Quantas são mesmo? Quantos tracinhos vamos
fazer? Pedir para que o aluno represente através de tracinhos a quantidade
de balas de mel que tem no pote de Dona Maria. Na casa de Dona Maria só
tem bala de mel? Tem qual outro tipo de bala? Quantas balas? Vou reler
para a gente relembrar. Vamos fazer tracinhos para representar a
quantidade de balas de banana. Quantos tracinhos vamos fazer? Por quê?
Pedir para que o aluno represente através de tracinhos a quantidade de
balas de banana que há no pote de Dona Maria. Quantas são as balas?
- Lançar os seguintes
questionamentos: O que já contamos? O que falta encontrar? Então, o que
vamos fazer? Na casa de Dona Maria tem um pote com 8 balas. Olha aqui a
quantidade de balas de mel que tem na casa de Dona Maria. E também balas
de banana. Quantos são? Vamos contar? O que devemos fazer para saber
quantas balas tem na casa de Dona Maria? Quantas balas tem na casa de Dona
Maria?Como vamos encontrar? Vamos contar a quantidade de balas de mel e
juntar com a quantidade de balas de banana. Quantas balas podemos
encontrar na casa de Dona Maria? Vamos contar a quantidade de bala de mel
junto com a quantidade de bala de banana? Será que é mais de 10? Será que
é menos de 10? Vamos contar!
- Pedir que os alunos
contem a quantidade de bala de mel junto com a quantidade de bala de
banana.
- Solicitar que eles
registrem a quantidade de balas que tem na casa de Dona Maria.
- Recapitular junto
com os alunos o que foi feito para resolver o problema de Dona Maria: O
que fizemos primeiro? E depois? Como achamos a resposta para esse
problema?
- Realizar as mesmas
intervenções com o problema 2 (sobre flores de Mariana).
Para os alunos da 2ª série:
- Distribuir para as
duplas o problema 01.
- Realizar a leitura
pelo professor do problema para as duplas e solicitar que acompanhe a
leitura realizada pela pró.
- Conversar com a
turma sobre os problemas: o que Juliana comprou? O que Mariana comprou?
Quantos palitos Juliana comprou? Quantos palitos Mariana comprou? Só foi
Juliana que comprou palito? Só foi Mariana que comprou palitos? Onde está
a quantidade de palitos que Juliana comprou? Onde está quantidade de
palitos que Mariana comprou? O que vamos fazer para encontrar a resposta para
o problema?
- Informar aos alunos
que irão responder da forma que achar melhor.
- Dizer que depois que
a dupla realizar do seu jeito irá trocar o papel com uma outra dupla para
observarem se o resultado foi o mesmo e se o jeito de resolver o problema
foi o mesmo.
- Falar que depois que
trocarem os papeis a pró irá oferecer outra tarjeta contendo mais um
problema , irá realizar a leitura juntos e depois irão resolver do jeito
que achar melhor.
- Informar que depois
que todos os grupos finalizarem os problemas irão apresentar dizendo o
jeito que fizeram para encontrar o resultado dos problemas.
- Distribuir para as
duplas o problema 02 ( sobre as caixas de bombons) para fazer as mesmas
intervenções do problema 01.
Para os alunos da 3ª e 4ª séries
- Distribuir para as duplas
o problema 01 e o 02 para cada dupla.
- Realizar a leitura
pelo professor do problema 1 para as duplas e solicitar que acompanhe a
leitura realizada pela pró.
- Conversar com a
turma sobre o problema 1: O que tem o fazendeiro? Quantas cabeças de gado
ele tem?Será que ele vai continuar com a mesma quantidade? Por quê? O que
aconteceu? Quantas cabeças de gado ele comprou? Vai ficar com as mesmas
123 cabeças de gado? Será que vai aumentar? O que acontecerá? Será que é
mais de 400 cabeças de gado? Será que são menos? Quantas?Onde está a
quantidade de cabeças de gado que o fazendeiro tinha antes de comprar
algumas? Onde está quantidade de cabeças de gado que o fazendeiro comprou?
Quantas cabeças de gado tem agora em seu rebanho?
- Informar aos alunos
que irão responder da forma que achar melhor.
- Realizar a leitura
do problema 2com acompanhamento pelo aluno.
- Conversar sobre o
problema 2: O que Nelson perdeu? Ele perdeu quantas? Depois que ele perdeu
ficou com quantas bolinhas de gude? Será que ele tinha antes do jogo 13
bolinhas de gude? Será que ele tinha 29? Quantas bolinhas de gude ele
tinha antes do jogo? Será que tinha mais de 29? Será que tinha mais de 13?
Como vamos encontrar a quantidade de bolinhas de gude que Nelson tinha
antes do jogo?
- Dizer que depois que
a dupla realizar do seu jeito irá trocar o papel com uma outra dupla para
observarem se o resultado foi o mesmo e se o jeito de resolver o problema
foi o mesmo.
- Falar que depois que
trocarem os papeis a pró irá oferecer outra tarjeta contendo mais dois
problemas , irá realizar a leitura juntos e depois irão resolver do jeito
que achar melhor.
- Informar que depois
que todos os grupos finalizarem os problemas irão apresentar dizendo o
jeito que fizeram para encontrar o resultado dos problemas.
- Distribuir para as
duplas a tarjeta contendo mais 2 problemas para fazer as mesmas intervenções
dos primeiros problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário