MODELO DE REFERÊNCIA DO PLANO DE CURSO DE
MATEMÁTICA PARA MULTISSERIAÇÃO
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGENS DE MATEMÁTICA PARA I E II UNIDADE
|
I- NÚMEROS
|
Todos
|
1º Ano
|
2º Ano
|
2ª SÉRIE
|
3ª e 4ª SÉRIE
|
1.Explorar diferentes contextos e
funções dos números em seu uso social
|
X
|
|
|
|
|
2.Conhecer e utilizar os distintos
portadores de informações numéricas.
|
X
|
|
|
|
|
3.Resolver situações envolvendo
contagem de pequenas e grandes coleções de objetos.
|
|
X
|
|
X
|
|
4.Identificar, representar, comparar
e ordenar números naturais.
|
X
|
|
|
|
|
5.Identificar as regularidades em uma sequência numérica.
|
X
|
|
|
|
|
6.Reconhecer e usar os números,
analisando o valor posicional.
|
|
|
|
|
X
|
7..Compreender e explicar a
organização do sistema de numeração decimal
|
|
|
|
|
X
|
8.Explorar diversos sistema de
numeração e analisar a sua evolução histórica.
|
|
|
|
|
X
|
II
– OPERAÇÕES COM NÚMEROS
|
|
|
|
|
|
1.Reconhecer e usar a adição e a
subtração em situações problemas através de procedimentos não convencionais.
|
|
X
|
X
|
X
|
|
2.Reconhecer e usar a adição e a
subtração em situações problemas através de cálculo escrito.
|
|
|
X
|
X
|
X
|
3.Reconhecer e usar as operações da
multiplicação e divisão
|
|
|
|
|
X
|
III-
MEDIDAS E GRANDEZAS
|
|
|
|
|
|
1.Identificar unidades de tempo (dia
e semana) a partir dos instrumentos de
medir o tempo
|
|
X
|
X
|
X
|
|
2.Identificar unidades de tempo
(hora, dia, semana e mês) a partir dos instrumentos de medir o tempo.
|
|
|
|
X
|
|
3.Utilizar instrumento de medida de
tempo.
|
|
X
|
X
|
X
|
|
4.Resolver situações- problema
envolvendo as unidades de medida de tempo.
|
|
X
|
X
|
X
|
|
5.Identificar, comparar e
estabelecer relações entre unidade de tempo (hora, minuto, segundo, dia,
semana, mês, bimestre, semestre, ano, século).
|
|
|
|
|
X
|
6.Identificar, comparar e
estabelecer relações entre as unidades de comprimento mais usuais (
quilômetro, metro, centímetro e milímetro).
|
|
|
|
|
X
|
7.Usar instrumento de medida de
tempo e comprimento usuais, estimar resultados e expressá-los por meio de
representação convencionais.
|
|
|
|
|
X
|
4.Resolver problema que envolvam as relações
entre algumas unidades de tempo e de comprimento fazendo uso de estratégias convencionais.
|
|
|
|
|
X
|
IV-
ESPAÇO E FORMA
|
|
|
|
|
|
1.Descrever, interpretar e analisar a localização e movimentação
de pessoas e objetos no espaço.
|
X
|
|
|
|
|
2.Localizar pessoas e objetos no
espaço com base em diferentes pontos de referência e indicação da posição
|
|
|
|
|
X
|
3.Observar e reconhecer figuras
geométricas tridimensionais nos objetos do mundo que o cerca e em elementos
naturais.
|
|
X
|
X
|
X
|
|
4.Observar e reconhecer as figuras
geométricas bidimensionais (tem altura e largura) e tridimensionais ( tem
altura, largura e profundidade) em elementos naturais e nos objetos do mundo
que o cerca.
|
|
|
|
|
X
|
5.Identificar semelhanças e
diferenças entre as figuras bidimensionais e tridimensionais, reconhecendo
algumas de suas características.
|
|
|
|
|
X
|
6.Reconhecer planificações (moldes)
de diferentes figuras tridimensionais, estabelecendo comparações e identificando
triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos e círculos, nas faces planas de
uma figura tridimensional.
|
|
|
|
|
X
|
HABILIDADES,
CONHECIMENTOS E CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS
|
TODOS
|
I- NÚMEROS
1 e 2-As funções dos números no
dia-a-dia.
1 e 2-Os portadores de informações
numéricas.
4, 5 e 6-As regularidades da
sequência numérica
|
1º ANO e
2º ANO
|
I- NÚMEROS
2-Reconhecer onde há números, para
que se usa, o tamanho dos números, as marcas gráficas que acompanham os
números.
3 e4-Contar pequenas e grandes
coleções de objetos.
3 ,4 e 5-Os números naturais de um
dígito.
3-Realizar contagem oral em diversos
contextos.
4-Associar o número ao numeral a
partir de diferentes representações: oralidade, escrita, dramatização,
ilustração, linguagem corporal (dedinhos) e o uso dos símbolos.
4-Uso das estratégias de seriação
conforme características dos elementos: maior/menor.
4 e5-Inclusão de elementos em série
previamente construídas.
4 e5-Identificar quantidades.
4 e5-Ler números naturais.
4 e5-Escrever números naturais
usando algarismos.
4 e 5-As regularidades da sequência
numérica.
II- OPERAÇÕES COM NÚMEROS
1º Ano
1-Situações problemas envolvendo as
ideias da adição: reunir e juntar.
1-Situações problemas envolvendo a
ideia de retirar da subtração.
2º ANO
1 e 2-Situações problemas envolvendo
as ideias da adição: reunir e juntar.
1 e 2-Situações problemas envolvendo
a ideia de retirar da subtração.
2-Cálculo escrito envolvendo a
adição sem reserva.
2-Cálculo escrito envolvendo a
subtração sem reagrupamento ou recurso.
2-Os fatos fundamentais da adição
(tabuada).
2-Os fatos fundamentais da adição e
da subtração.
III- Medidas e Grandezas
1º ANO
1-As unidades de medida de tempo:
dia e semana.
1 e 4-Uso dos conceitos básicos de
tempo: antes/agora/depois; primeiro/último; cedo/tarde; lento/rápido;
depressa/devagar.
3 e 4-O calendário como instrumento
de medida de tempo e os instrumentos não convencionais para registrar o
tempo.
2 e 4-Situações-problema envolvendo
unidade de medir tempo.
2º ANO
2-As unidades de tempo: dia, semana
e mês.
1-4-Uso dos conceitos básicos de
tempo: antes/agora/depois; primeiro/último; cedo/tarde; lento/rápido;
depressa/devagar.
3 e 4-O calendário e a folhinha como
instrumentos de medida de tempo.
2, 3 e 4-Os dias da semana e os
meses do ano no calendário e na folhinha.
2 e 4-Situações-problema envolvendo
unidade de medir tempo.
3 e 4-As notações usualmente
empregadas para registro de datas.
IV- Espaço e Forma:
1-Descrever objetos e pessoas
presentes no espaço empregando a terminologia referente à posição: em
cima,embaixo; entre, na frente de, atrás de; esquerda, direita.
3-Manipular objetos.
3-Observar e descrever as formas dos
elementos da natureza.
3-Comparar as formas dos objetos e
dos elementos da natureza a partir das suas características.
3-Representar os objetos e as formas
dos elementos da natureza através de desenhos.
|
2ª SÉRIE
|
I- NÚMEROS
(Todas habilidades, conhecimentos e
habilidades do 1º Ano e 2º Ano)
4 e 5-Escrever números naturais
usando algarismos e por extenso.
4 e 5-Escrever números do maior para
o menor (ordem decrescente) e do menor para o maior ( ordem crescente).
II- Operações com números
1 e 2-Situações problemas envolvendo
as ideias da adição: reunir e juntar.
1 e 2-Situações problemas envolvendo
a ideia de retirar da subtração.
1 e 2-Cálculo escrito envolvendo a
adição sem reserva.
1 e 2-Cálculo escrito envolvendo a
subtração sem reagrupamento ou recurso.
1 e 2-Os fatos fundamentais da
adição (tabuada).
1 e 2- Os fatos fundamentais da
subtração (tabuada).
III- Medidas e Grandezas
2-As unidades de tempo: dia, semana
, mês e hora.
2, 3 e 4-O calendário, a folhinha e
o relógio (digital e o de ponteiro) como instrumentos para medir o tempo.
3e4-Situações-problema envolvendo
unidade de medir tempo.
2, 3 e 4-As relações entre dias e
semana.
2,3 e 4-As notações usualmente
empregadas para registro de datas e horas.
IV- Espaço e Forma:
1-Descrever objetos e pessoas
presentes no espaço empregando a terminologia referente à posição: em
cima,embaixo; entre, na frente de, atrás de; esquerda, direita.
3-Manipular objetos.
3-Observar e descrever as formas dos
elementos da natureza.
3-Comparar as formas dos objetos e
dos elementos da natureza a partir das suas características.
3-Representar os objetos e as formas
dos elementos da natureza através de desenhos
|
3ª SÉRIE
e 4ª SÉRIE
|
I- NÚMEROS
3-Contagem oral com critérios: 2 em
2; 3 em 3; 5 em 5 cinco; 10 em 10;
4, 5 e 6-Regularidades de uma
sequência numérica.
4, 5 e 6-Escrever números em ordem
decrescente e crescente.
4, 5 e6-Identificar o antecessor e
sucessor
4, 5 e 6-Identificar, representar,
comparar e ordenar números.
4 , 5 e 6-Ler números naturais.
4, 5 e 6-Escrever números usando
algarismos e por extenso.
4-O aspecto cardinal e ordinal do
numeral.
4-Os números pares e números ímpares
4, 5 e 6-Explicitar sobre o
resultado da comparação entre números.
6 e 7-O valor posicional: composição
e decomposição de números.
6 e 7-Explicitar sobre os
procedimentos utilizados para encontrar o valor posicional
6 e 7-Usar agrupamentos e trocas
para compor e decompor
números.
6 e 7-As trocas e agrupamentos no
sistema de numeração decimal.
6 e 7-A relação de trocas no sistema
de numeração decimal.
7-Uso de material de base 10 (quadro
valor de lugar) para realização de agrupamentos, fazer e desfazer trocas.
8-A história dos números e dos
sistemas de numeração decimal.
II- OPERAÇÕES COM NÚMEROS
2-As ideias da adição: reunir/
juntar e acrescentar.
2-Realizar cálculos com e sem reserva
envolvendo adição.
2-Realizar cálculos com e sem
reserva envolvendo a adição.
2-Analisar as regras de cálculos da
adição.
2-Os fatos fundamentais da adição:
tabuada
2-Resolver problemas envolvendo as
ideias da adição: juntar/reunir e acrescentar.
2-Elaborar perguntas e enunciados
(problemas) de adição.
2-As propriedades da adição
2-As ideias da subtração: retirar,
completar e comparar.
2-Realizar cálculos com e sem
reagrupamento envolvendo a subtração.
2-Os fatos fundamentais da
subtração: tabuada.
2-Analisar as regras de cálculos da
subtração
2-Resolver problemas envolvendo as
ideias da subtração: retirar, completar e comparar.
2-Elaborar perguntas e enunciados
(problemas) de subtração.
3-O significado da multiplicação:
juntar parcelas iguais, distribuição retangular e combinatória.
3- Realizar cálculos envolvendo
multiplicação.
3-Analisar as regras de cálculo da
multiplicação.
2 e 3-Resolver expressões numéricas
envolvendo adição, subtração e multiplicação.
3-Os fatos fundamentais da
multiplicação: tabuada.
3-Resolver problemas envolvendo as
ideias da multiplicação: parcelas iguais, distribuição retangular e
combinatória.
3-Elaborar perguntas e enunciados
(problemas) de multiplicação.
3-As propriedades da multiplicação.
3-O dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo,
etc.
3-Os múltiplos de um número
3- O maior múltiplo comum entre dois
ou mais números.
3- Os significados da divisão:
distribuir, repartir e medir.
3- Realizar cálculos envolvendo a
divisão exata e não exata.
3- Analisar as regras do cálculo da
divisão exata e não exata
3- Os fatos fundamentais da divisão.
3- Resolver problemas envolvendo as
ideias da divisão: distribuir, repartir e medir.
3-Elaborar perguntas e enunciados
(problemas) de divisão exata e não exata.
3-Calcular metade, terça parte, quarta
parte, etc.
3-Os divisores de um número.
3-Os procedimentos para encontrar o
maior divisor comum entre dois ou mais números: a fatoração.
3-Analisar as regras para realizar a
fatoração para encontrar o Maior Divisor Comum (MDC).
2 e 3-Ler, registrar e organizar
dados em tabelas e gráficos.
IV- MEDIDAS E GRANDEZAS:
6 e 7-Usar o calendário, folhinha e
relógio como referência para marcar o tempo.
6 e 7-O relógio de ponteiro e o
digital como instrumentos para marcar o tempo.
5 e 7-As relações entre dia, semana,
mês e ano.
5 e7-Os períodos do ano como
bimestre, trimestre e semestre e as relações entre eles.
5 e7-Os períodos anuais como biênio,
triênio, qüinqüênio, centenário, século e as relações entre eles.
5, 6 e7-As notações usuais
empregadas para registro de datas e horas.
5, 6 e 7-Resolver problemas
envolvendo datas, horas, idade e prazos.
5, 6 e 7-Os instrumentos e
procedimentos adequados para medir o comprimento.
5, 6 e 7-As unidades de medida de
comprimento e sua representação.
5, 6 e 7-Resolver problemas
envolvendo medidas de comprimento.
5, 6 e 7-Resolver problemas
envolvendo cálculos de perímetro.
IV- Espaço e Forma:
1 e 2-Localização no espaço de
pessoas e objetos com base em pontos de referência e algumas indicações de
posição.
1 e 2-Movimentação de pessoas e
objetos no espaço com base em pontos de referência e algumas indicações de
posição.
1 e 2-Descrição da posição do aluno
e a posição de objetos ou pessoa no espaço com informações sobre pontos de
referência, direção e sentido.
4 e 5-As figuras bidimensionais e
tridimensionais em elementos naturais e nos objetos do mundo que o cerca.
4, 5 e 6-As semelhanças e diferenças
entre as formas de objetos e elementos
da natureza.
5 e 6-As figuras geométricas
bidimensionais e tridimensionais
através de desenhos e construções.
5 e 6-A simetria de diferentes
formas geométricas.
|
ESTRATÈGIAS
DIDÁTICAS
|
1º ANO ,
2º ANO e 2ª SÉRIE
|
I – Números
- Uso frequente dos portadores de informações numéricas:
(calendário, índice de livro, páginas dos livros, número no diário escolar,
cartela de bingo, cartelas das casas lotéricas).
-Leitura de folhetos, textos,
revistas com informações numéricas.
-Uso de situações cotidiana envolvendo a contagem oral de coleções de vivência dos alunos.
-Resolução de situações problemas
envolvendo a leitura e escrita de números.
-Resolução de desafios matemáticos
com séries numérica envolvendo a escrita de números.
-Uso de situações cotidiana
envolvendo leitura e escrita de números: jogos, brincadeiras e músicas.
-Confecção de jogos matemáticos.
-Realização de Olimpíadas Matemática
envolvendo leitura e escrita de números.
II-
Operações com números
-Resolução
de problemas envolvendo as ideias de juntar e retirar da adição fazendo uso
de desenhos.
-Resolução
de problemas envolvendo a ideia de retirar da subtração.
-Resolução
de desafios ou curiosidades envolvendo a adição e subtração.
-Uso da
adição e subtração para resolver situações do cotidiano/vivência dos alunos.
-Dramatização
de situações problemas do cotidiano envolvendo as ideias da adição e a ideia
de retirar da subtração.
-Realização
de registro dos jogos e brincadeiras (situações problema) vivenciados na sala
de aula.
-Realização de brincadeiras de faz
de conta envolvendo as ideias de juntar e retirar da adição e a ideia de
retirar da subtração.
-Realização de Olimpíadas da
Matemática envolvendo cálculos de adição e subtração.
-Realização de brincadeiras e jogos
envolvendo os fatos fundamentais da adição e da subtração.
-Confecção de jogos matemáticos
envolvendo os fatos fundamentais.
III-
Medidas e Grandezas:
-Contar a
história da Matemática como os antigos contavam o tempo.
-Leitura
compartilhada do calendário, folhinha e relógio.
-Leitura
compartilhada da rotina escolar.
-Observação
de cenas de eventos do cotidiano para realizar a ordenação.
-Uso do
relógio para aprender a ler as horas.
-Leitura
de tabelas e listas para localização de informações matemáticas.
-Resolução
de problemas envolvendo medida de tempo.
-Resolução
de desafios e curiosidades envolvendo medida de tempo.
-Dramatização
de problemas envolvendo medida de tempo.
IV- Espaço
e Forma:
-Jogos e
brincadeiras envolvendo os conceitos relacionados à posição e a figuras
geométricas trabalhadas.
-Leitura
de mapa e planta da sala de aula.
-Construção
de mapas da sala de aula.
-Confecção
da planta baixa da sala de aula.
-
Atividades envolvendo a organização espacial da sala de aula ( qual o caminho
menor para chegar a ..., o que é que
posso fazer para chegar a...)
-Manipular
objetos para analisar as formas, suas características
-Resolução
de problemas envolvendo os conceitos trabalhados em espaço e forma.
-Confecção
de miniaturas de objetos conhecidos.
-Aulas
passeios para observação de elementos da natureza e realizar trajetos.
-Realização
de desenhos, recorte e colagem das formas de elementos da natureza.
-Identificação
de figuras geométricas em imagem.
-Confecção
de produções artísticas com formas geométricas planas.
-
Dobras e recortes simétricos.
|
3ª e 4ª
SÉRIES
|
I – Números
1 e 2-Leitura de folhetos, textos,
revistas com informações numéricas.
3, 4 e 5-Resolução de situações
problemas envolvendo a leitura e escrita de números.
4-Resolução de desafios matemáticos
com séries numérica envolvendo a escrita de números.
3,4 e 5-Uso de situações cotidiana
envolvendo leitura e escrita de números: jogos, brincadeiras e músicas.
3,4 e 5-Confecção de jogos
matemáticos.
3,4 e
5-Realização de Olimpíadas Matemática envolvendo leitura e escrita de
números.
3,4 e
5-Leitura de enunciado de problemas e de exercícios matemáticos envolvendo a leitura
e escrita de números.
3,4 e
5-Jogos envolvendo os agrupamentos e trocas para compor e decompor números.
3,4 e
5-Atividades com Quadro Valor de Lugar (QVL).
3,4 e
5-Atividades a partir de quadro numérico e séries numéricas.
6-Roda da
leitura com história dos números e dos sistemas de numeração.
3,4 e
5-Uso da calculadora para registrar números.
3,4 e
5-Realização de investigação na sala de aula para compreender a organização
do sistema de numeração decimal.
II-
OPERAÇÕES COM NÚMEROS:.
1e2-Leitura
de problemas para resolver envolvendo as ideias de cada uma das operações.
1e2-Análise
e resolução de desafios ou curiosidades envolvendo as operações.
1e 2-Dramatização
de situações problemas do cotidiano envolvendo as ideias das operações.
1e2-Realização
de registro dos jogos e brincadeiras (situações problema) vivenciados na sala
de aula envolvendo as operações.
1e
2-Produção de problemas envolvendo as operações a partir dos textos com
informações numéricas.
1 e
2-Realização de gincana de cálculos escritos.
1 e
2-Realização de Olimpíadas da Matemática envolvendo resolução de problemas.
1e2-Produção
de uma coletânea de problemas.
1 e
2-Realização de jogos e brincadeiras envolvendo os conceitos e procedimentos
matemáticos.
1 e 2-
Roda da leitura de texto sobre como o
ser humano realizava cálculos antigamente.
1 e 2-
Aulinhas organizadas pelos alunos para explicar como aplicar as regras para
realizar cálculo escrito das operações.
1 e 2-
Pesquisa com pessoas para produzir
gráficos e tabelas.
1 e
2-Resolução de problemas envolvendo a leitura de tabelas e gráficos.
1 e
2-Produção de letras de músicas envolvendo a tabuada das operações.
III –
ESPAÇO E FORMA:
1e2-Jogos
e brincadeiras (Caça-tesouro, batalha naval) envolvendo a localização e
movimentação de pessoas no espaço.a figuras geométricas trabalhadas.
1e2-Leitura
de mapa, roteiros e planta baixa para resolver situação problema ou desafio
envolvendo a localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço.
1e2-Relatos de trajetos e
construções de itinerários de percursos conhecidos ou a partir de instruções
dadas oralmente e por escrito.
1 e2-Desenhar
o percurso de casa à escola e propor que os alunos troquem e comparem seus desenhos
e façam a leitura do percurso dos colegas.
1 e 2-Construção
de mapas, roteiros e planta baixa.
1 e2-Resolução
de problemas envolvendo os conceitos trabalhados em espaço e forma.
3, 4 e 5-Confecção
de miniaturas de objetos conhecidos.
3 e 4-Aulas
passeios para observação de elementos da natureza, objetos e realizar
trajetos.
3 e 4-Realização
de desenhos, recorte e colagem (obras artísticas) das formas de elementos da
natureza e objeto.
3
e 4-Organização de exposições com desenhos e fotos de formas encontradas na
natureza ou produzidas pelo homem, como folhas, flores, frutas, pedras,
árvores, animais marinhos e de objetos criados pelo homem, para que os alunos
possam perceber suas formas.
3,4
e5-Leitura de imagem (gravuras, fotografia) para identificação e apreciação
de figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais.
5-Montagem
e desmontagem de caixas com formatos diferentes para observar a planificação
de alguns sólidos geométricos.
5-Confecção
de produções artísticas com formas geométricas bidimensionais e
tridimensionais.
5-Dobraduras
e recortes simétricos para produção de produções artísticas.
5-Produção
de maquetes utilizando formas geométricas.
IV-
MEDIDAS E GRANDEZAS:
1-Contar a
história da Matemática sobre como os antigos contavam o tempo.
2-Contar
história da Matemática sobre como os
povos antigos mediam o comprimento quando não se conhecia os instrumentos
atuais.
1-Leitura
compartilhada do calendário, folhinha e relógio.
1-Construção
de linha do tempo.
1 e
2-Exposição de instrumentos de medir o tempo e o comprimento.
1 e
2-Experimento com os instrumentos de medir o tempo e de medir o comprimento.
1 e
2-Confecção de instrumentos de medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Leitura
de textos, embalagens e rótulos com informações numéricas que representa
medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Resolução
de problemas envolvendo medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Resolução
de desafios e curiosidades envolvendo medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Dramatização
de problemas envolvendo medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Leitura de histórias infantis
relacionada ao conceito de medida de tempo e de comprimento.
|
INSTRUMENTOS
DE AVALIAÇÃO
|
1º ANO
|
-Realização da avaliação
diagnóstica de aspectos da Matemática:
- Ditado de 5 (cinco) números:
milhares não exato, centena não exata, centena exata, dezena não exata,
dezena exata e unidade.
- Atividades para o portfólio:
A)
Números: Contagem de agrupamentos de até 9 objetos dispostos
de forma organizada, desorganizada e agrupadas de dois em dois, de três em
três; localização de números lidos pelo professor; registro de quantidades
ditadas pelo professor; comparação de quantidades de objetos organizados e
objetos apresentados de forma desorganizada, escrita de números em uma
sequência numérica,
B)
Operações: resolução de problemas simples envolvendo comparação,
resolução de problemas envolvendo a ideia da adição juntar (sem reagrupamento), com apoio da imagem;
resolução de problemas envolvendo a
ideia de retirar da subtração (sem reagrupamento) com apoio da imagem.
C)
Medidas e Grandezas , Tratamento da informação: situações
envolvendo medida de tempo para investigar se o aluno identifica unidade de
tempo a partir dos instrumentos de registrar o tempo e usa os instrumentos
convencionais de medir o tempo; situações envolvendo a localização de
informações em listas, tabelas e calendário.
|
2º ANO
|
Realização da avaliação diagnóstica
de aspectos da Matemática:
- Ditado de 5 (cinco) números:
milhares não exato, centena não exata, centena exata, dezena não exata,
dezena exata e unidade.
- Atividades para o portfólio:
A)
Números: Contagem de agrupamentos de até 9 e de até 20 objetos
dispostos de forma organizada, desorganizada e agrupadas de 2 em 2, 3 em 3, 4
em 4; localização de números lidos pelo professor; registro de quantidades
ditadas pelo professor; comparação de quantidades de objetos organizados e
objetos apresentados de forma desorganizada, escrita de números em uma
sequência numérica,
B)
Operações: resolução de problemas simples envolvendo comparação,
resolução de problemas envolvendo a ideia da adição juntar (sem reagrupamento), com apoio da imagem;
resolução de problemas envolvendo a
ideia de retirar da subtração (sem reagrupamento) com apoio da imagem.
C) Medidas
e Grandezas , Tratamento da informação: situações envolvendo medida de
tempo para investigar se o aluno identifica unidade de tempo a partir dos
instrumentos de registrar o tempo e usa os instrumentos convencionais de
medir o tempo; situações envolvendo a localização de informações em listas,
tabelas, relógios, calendário e
folhinha.
|
2ª SÉRIE
|
Realização da avaliação diagnóstica
de aspectos da Matemática:
- Ditado de 5 (cinco) números:
milhares não exato, centena não exata, centena exata, dezena não exata,
dezena exata e unidade.
- Atividades para o portfólio:
A)
Números: Contagem de agrupamentos de até 9 até 20 e de 99 objetos dispostos de forma organizada,
desorganizada e agrupadas de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5; localização de
números lidos pelo professor; registro de quantidades ditadas pelo professor;
comparação de quantidades de objetos organizados e objetos apresentados de
forma desorganizada, completar sequência de
quantidades crescentes e decrescentes
B)
Operações: resolução de problemas simples envolvendo comparação,
resolução de problemas envolvendo a ideia da adição juntar (sem reagrupamento), sem apoio da imagem;
resolução de problemas envolvendo a
ideia de retirar da subtração (sem reagrupamento) sem apoio da imagem.
C) Medidas
e Grandezas , Tratamento da informação: situações envolvendo medida de
tempo para investigar se o aluno identifica unidade de tempo a partir dos
instrumentos de registrar o tempo e usa os instrumentos convencionais de
medir o tempo; situações envolvendo a localização de informações em listas,
tabelas, calendário, folhinha e relógios.
|
3ª E 4ª
SÉRIES
|
Realização da avaliação diagnóstica
de aspectos da Matemática:
- Ditado de 5 (cinco) números:
milhões não exato, milhões exatos, milhares não exato, milhares exatos,
centena não exata, centena exata, dezena não exata e dezena exata.
- Resolução de cálculos de adição
com reserva, subtração com reagrupamento, multiplicação e divisão a fim de
investigar o uso dos procedimentos para realização das operações
fundamentais.
Atividades para o portfólio:
A)
Números: Identificação, representação, comparação e ordenação
de números; leitura de números conforme a organização do sistema de
numeração; escrita de números usando algarismo e palavras.
B)
Operações: resolução de problemas envolvendo as ideia da adição
e da substração; resolução de problemas envolvendo as ideias da multiplicação
e da divisão; resolução de cálculo escrito de adição e subtração e
multiplicação e divisão
C)
Medidas e Grandezas , Tratamento da informação: situações
envolvendo a identificação e comparação entre unidade de tempo e comprimento
mais usuais; o uso de instrumentos de medida de tempo e de comprimento mais
usuais e resolução de problemas envolvendo as relações mais usuais entre
algumas unidades de tempo e de comprimento.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário