1. ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria
Municipal de Educação
2. NOME DO RESPONSÁVEL: Mácia da Silva
Mascarenhas
3. CO-RESPONSÁVEIS: Coordenadores
Pedagógicos da Educação do Campo-Educação Infantil e Ensino
Fundamental-Anos/Séries Iniciais:
§
Idinéia dos Santos Mascarenhas
§
Mércia Gleide de Lima
§
Ana Carine A. Macedo
§
Vanessa Sacramento Azevedo
§
Marilêde de Almeida Honório
§
Rosane Oliveira Macedo
§
Ana Carolina Santos Carneiro
§
Marta Uilma Tanan da Silva
§
Geisa Rodrigues Vieira
§
Rita Katiusy Brandão
5. TELEFONE: Jucilândia (75) 9104-1382/ 9948-9552 Mácia 75 9112-6754
/ (75) 3251-3448
6. LOCAL DA AÇÃO: Área rural do município
de Itaberaba-BA
7.PÚBLICO-ALVO: Alunos das escolas do
campo que oferecem Educação Infantil e Ensino Fundamental-Anos/Séries iniciais.
8. BENEFICIÁRIOS: Mais de 1.500 alunos de 4 a 13 anos.
9. PARCEIRO: Empresa de Águia Branca
9. DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O projeto Mala Literária, inspirado no projeto de Extensão “Mala de
Leitura” do Centro Pedagógico da Escola Básica e Profissionalizante da UFMG,
compreende a leitura como uma prática social, uma interação entre leitor e
texto, em que instigado pelo que lê, o leitor produz sentidos, dialoga com o
texto, com os intertextos e com o contexto, ativando o seu conhecimento
interno. Tem como propósito promover o incentivo à leitura literária nas
escolas do campo do município de Itaberaba, onde o acesso ao livro é mais
restrito; possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade do aluno, do seu
gosto artístico, como também ampliar maneira do sujeito aprendente ver e entender o mundo através do ler e ouvir
histórias.
O
Projeto Mala Literária atuará semanalmente junto às escolas do campo que
oferecem Educação Infantil e o Ensino Fundamental-Anos Iniciais, compartilhará
os livros, as histórias, as poesias, as opiniões, os personagens, os
sentimentos, as afinidades, o medo, o prazer, a diversão... almejando assim
criar um clima de interlocução. As histórias serão lidas, as poesias recitadas
pelos coordenadores pedagógicos das escolas do campo e membros da comunidade.
Após a leitura, o acervo da mala será explorado pelos alunos e pelo professor
da turma. A mala despede da turma, o mediador solicitando que os alunos em
parceria com o professor produzam uma carta para a escola que irá receber a
mala, contado como foi a experiência de recebê-la como também o que achou da
história lida na sala de aula.
A mala será uma referência importante devido a possibilidade de
experiências objetivas e subjetivas, que proporcionará aos sujeitos.
Interagindo com os livros, os alunos, os professores poderão conhecê-los e
descobri-los como são. Desta forma, os sujeitos se constituirão como leitores,
ampliarão suas experiências de leitura e sua visão de mundo. Estas vivências
poderão transformar-se em espaço de formação para os professores, uma vez que
estes momentos possibilitarão a aquisição de novos conhecimentos, a reflexão
das práticas de leitura e o redimensionamento das ações pedagógicas.
11. OBJETIVOS:
§
Promover o acesso ao livro como um bem cultural,
direito de todo cidadão;
§
Possibilitar vivências de leitura
diversificadas;
§
Explorar variados materiais escritos;
§
Participar de situações de leitura por um adulto
compreendendo e desfrutando de textos literários (contos, fábulas, lendas e
outros gêneros narrativos) e gêneros poéticos (poesia, cordel) fim de
apropriar-se de alguns comportamentos leitores, por meio da socialização de
comportamentos desenvolvidos pelo adulto com diferentes propósitos:
ü
compartilhar a leitura de obras variadas;
ü
compartilhar suas interpretações, passagens
preferidas.
12. ETAPAS:
- Apresentação do projeto à Secretária Municipal de Educação a fim de buscar parceria e validar a proposta do projeto enquanto concretização do Plano de Ação da SEMEC para 2010.
- Apresentação do projeto à Biblioteca Municipal e às bibliotecas das escolas particulares do município de Itaberaba: Escola Intelectus, Escola Maria Bernarda Escola Arvoredo com o propósito de solicitar a parceria para a realização do projeto.
- Realização de Oficinas de Mediadores de Leitura tendo como clientela atingida os coordenadores da Educação do Campo.
- Produção do cronograma de viagem da Mala Literária às Escolas do Campo.
- Lançamento da mala literária nas Escolas do Campo tendo como mediadora de leitura Mácia Mascarenhas:
ü
Escola Municipal São José/Faz. Santa Lina (
Mat.)
ü
Escola Municipal São João/Faz. São João ( Mat.)
6.
Realização da mediação de leitura pelos coordenadores
nas Escolas do Campo que participaram das Oficinas de Mediadores de Leitura nas
Escolas do Campo, conforme o cronograma.
- Organização do portfólio do Projeto Mala Literária.
- Divulgação dos resultados alcançados com o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário