quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto Mala Literária



1. ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Educação

2. NOME DO RESPONSÁVEL: Mácia da Silva Mascarenhas

3. CO-RESPONSÁVEIS: Coordenadores Pedagógicos da Educação do Campo-Educação Infantil e Ensino Fundamental-Anos/Séries Iniciais:

§      Idinéia dos Santos Mascarenhas

§      Mércia Gleide de Lima

§      Ana Carine A. Macedo

§      Vanessa Sacramento Azevedo

§      Marilêde de Almeida Honório

§      Rosane Oliveira Macedo

§      Ana Carolina Santos Carneiro

§      Marta Uilma Tanan da Silva

§      Geisa Rodrigues Vieira

§      Rita Katiusy Brandão

4. E-MAIL: Jucilândia  jucileao@hotmail.com; Mácia msmascarenhas@hotmail.com

5. TELEFONE: Jucilândia  (75) 9104-1382/ 9948-9552 Mácia 75 9112-6754 / (75) 3251-3448

6. LOCAL DA AÇÃO: Área rural do município de Itaberaba-BA

7.PÚBLICO-ALVO: Alunos das escolas do campo que oferecem Educação Infantil e Ensino Fundamental-Anos/Séries iniciais.

8. BENEFICIÁRIOS: Mais de 1.500 alunos de 4 a 13 anos.

9. PARCEIRO: Empresa de Águia Branca

9. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O projeto Mala Literária, inspirado no projeto de Extensão “Mala de Leitura” do Centro Pedagógico da Escola Básica e Profissionalizante da UFMG, compreende a leitura como uma prática social, uma interação entre leitor e texto, em que instigado pelo que lê, o leitor produz sentidos, dialoga com o texto, com os intertextos e com o contexto, ativando o seu conhecimento interno. Tem como propósito promover o incentivo à leitura literária nas escolas do campo do município de Itaberaba, onde o acesso ao livro é mais restrito; possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade do aluno, do seu gosto artístico, como também ampliar maneira do sujeito aprendente  ver e entender o mundo através do ler e ouvir histórias.

            O Projeto Mala Literária atuará semanalmente junto às escolas do campo que oferecem Educação Infantil e o Ensino Fundamental-Anos Iniciais, compartilhará os livros, as histórias, as poesias, as opiniões, os personagens, os sentimentos, as afinidades, o medo, o prazer, a diversão... almejando assim criar um clima de interlocução. As histórias serão lidas, as poesias recitadas pelos coordenadores pedagógicos das escolas do campo e membros da comunidade. Após a leitura, o acervo da mala será explorado pelos alunos e pelo professor da turma. A mala despede da turma, o mediador solicitando que os alunos em parceria com o professor produzam uma carta para a escola que irá receber a mala, contado como foi a experiência de recebê-la como também o que achou da história lida na sala de aula.

A mala será uma referência importante devido a possibilidade de experiências objetivas e subjetivas, que proporcionará aos sujeitos. Interagindo com os livros, os alunos, os professores poderão conhecê-los e descobri-los como são. Desta forma, os sujeitos se constituirão como leitores, ampliarão suas experiências de leitura e sua visão de mundo. Estas vivências poderão transformar-se em espaço de formação para os professores, uma vez que estes momentos possibilitarão a aquisição de novos conhecimentos, a reflexão das práticas de leitura e o redimensionamento das ações pedagógicas.



11. OBJETIVOS:

§      Promover o acesso ao livro como um bem cultural, direito de todo cidadão;

§      Possibilitar vivências de leitura diversificadas;

§      Explorar variados materiais escritos;

§      Participar de situações de leitura por um adulto compreendendo e desfrutando de textos literários (contos, fábulas, lendas e outros gêneros narrativos) e gêneros poéticos (poesia, cordel) fim de apropriar-se de alguns comportamentos leitores, por meio da socialização de comportamentos desenvolvidos pelo adulto com diferentes propósitos:

ü  compartilhar a leitura de obras variadas;

ü  compartilhar suas interpretações, passagens preferidas.



12. ETAPAS:


  1. Apresentação do projeto à Secretária Municipal de Educação a fim de buscar parceria e validar a proposta do projeto enquanto concretização do Plano de Ação da SEMEC para 2010.
  2. Apresentação do projeto à Biblioteca Municipal e às bibliotecas das escolas particulares do município de Itaberaba: Escola Intelectus, Escola Maria Bernarda Escola Arvoredo com o propósito de solicitar a parceria para a realização do projeto.
  3. Realização de Oficinas de Mediadores de Leitura tendo como clientela atingida os coordenadores da Educação do Campo.
  4. Produção do cronograma de viagem da Mala Literária às Escolas do Campo.
  5. Lançamento da mala literária nas Escolas do Campo tendo como mediadora de leitura Mácia Mascarenhas:

ü  Escola Municipal São José/Faz. Santa Lina ( Mat.)

ü  Escola Municipal São João/Faz. São João ( Mat.)

6.      Realização da mediação de leitura pelos coordenadores nas Escolas do Campo que participaram das Oficinas de Mediadores de Leitura nas Escolas do Campo, conforme o cronograma.

  1. Organização do portfólio do Projeto Mala Literária.
  2. Divulgação dos resultados alcançados com o projeto.













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