domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto Oficinas Pedagógicas






PROJETO OFICINAS PEDAGÓGICAS

O SABER DE MÃO EM MÃO


 
1.      ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Educação / Coordenação de Educação Básica e Suas Modalidades – Setor da Educação do Campo.

2.      RESPONSÁVEIS: Mácia da Silva Mascarenhas e Jucilândia Brito Leão

3.      PARCEIROS: Coordenadores Pedagógicos da Educação do Campo-Educação Infantil e Ensino Fundamental-Anos Iniciais:

§      Idinéia dos Santos Mascarenhas

§      Percília Silva Pimentel Neta

§      Mércia Gleide de Lima

§      Ana Carine A. Macedo

§      Vanessa Sacramento Azevedo

§      Marilêde de Almeida Honório

§      Rosane Oliveira Macedo

§      Ana Carolina Santos Carneiro

§      Marta Uilma Tanan da Silva

4.      E-MAIL: msmascarenhas@hotmail.com

5.      TELEFONE: 75 9112-6754 / (75) 3251-3448

6.      PERÍODO DE AÇÃO: Durante a Jornada Pedagógica

7.      PÚBLICO-ALVO: Professores da Educação Infantil, Anos/Série Iniciais do Ensino Fundamental e EJA-Tempo Formativo I- Eixo II e III.

8.      LOCAL DE REALIZAÇÃO: Salas do ISME – 4 salas.

9.      BENEFICIÁRIOS: Mais de 120 professores que atuam na Educação Infantil, Educação Fundamental-Anos Iniciais e EJA- Tempo Formativo I.

10.  DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O projeto Oficina Pedagógica O Saber de Mão em Mão é um projeto de formação continuada que tem como propósito dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, particularmente por sua praticidade, sua flexibilidade diante das possibilidades de cada escola e, mais que tudo, estimular a participação, a ação/reflexão/ação e  a criatividade de todos os seus integrantes no fazer pedagógico.

As oficinas pedagógicas acontecerão anualmente durante a Jornada Pedagógica, com carga horária de 4 horas. Na última reunião de Planejamento da Ação Coordenadora serão escolhidas as oficinas a serem oferecidas aos professores da educação do campo, bem como os coordenadores pedagógicos e convidados que ministrarão. O critério de escolha das oficinas para o Projeto O Saber de Mão em Mão são as situações de ensino-aprendizagem que potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades para o ensino das diversas áreas do conhecimento, possibilitarão a aquisição de novos conhecimentos, reflexão das boas situações de ensino-aprendizagem e o redimensionamento das ações pedagógicas pelos professores. As situações de ensino-aprendizagem eleitas pelos professores e coordenadores pedagógicos farão parte do Caderno Pedagógico O Saber de Mão em Mão, publicação que constará as situações de ensino-aprendizagem exitosas.



11.  OBJETIVOS:

A.    Dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, particularmente por sua praticidade, sua flexibilidade diante das possibilidades de cada escola e, mais que tudo, estimular a participação, a ação/reflexão/ação e  a criatividade de todos os seus integrantes no fazer pedagógico.

B.     Desenvolver competências e habilidades para o ensino das diversas áreas do conhecimento,  a fim de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos, a reflexão das boas situações de ensino-aprendizagem e o redimensionamento das ações pedagógicas pelos professores

C.     Propiciar condições para que os professores, numa perspectiva de “colegialidade docente”, faça da sua prática objeto de reflexão e pesquisa, habituando-se a problematizar o seu cotidiano escolar, a interrogá-lo e transformá-lo, mudando a própria escola e a si próprio, tornando-o dessa forma, um agente transformador da realidade em que vive.

D.    Fornecer subsídios (modelos de boas atividades, bons projetos, boas atividades seqüenciadas, bons textos) para todos os professores a partir do estabelecimento de parceria na produção de subsídios para a ação docente, objetivando a tomada de decisões para garantir o alcance das metas e a efetividade do processo para alcançá-las.

E.     Produzir o caderno pedagógico O Saber de Mão em Mão em parceria com os professores e coordenadores. Publicação que constará as situações de ensino exitosas.

11.  ETAPAS:

1.      Reunião com os coordenadores para definir as temáticas das Oficinas Pedagógicas.

2.      Produção de ofícios para oficineiros convidados.

3.      Seleção das boas situações de ensino-aprendizagem envolvendo as temáticas das oficinas.

4.      Produção da lista de materiais necessários para realização das oficinas a ser encaminhada para a SEMED.

5.      Produção das pautas para realização das oficinas.

6.      Produção do planejamento da logística para realização da oficina.

7.      Realização das oficinas.

8.      Produção do relatório a partir da avaliação dos professores.

9.      Divulgação dos resultados alcançados com a I Oficina Pedagógica: O Saber de Mão em Mão.



12.  RECURSOS:

ü  Recursos Humanos: Coordenadores pedagógicos que atuam na Educação do Campo-Ed. Infantil e Ed. Fundamental/Anos/Séries Iniciais, 1 especialista para ministrar uma das oficinas, 3 diretores das Escolas da Zona Rural , 2 assistentes administrativos da SEMED/Setor do campo e 1 profissional de serviço geral.

ü  Recursos Materiais: materiais das listas de cada oficina, lanche para os oficineiros e público-alvo, água, copo descartável, 4 piloto para quadro branco, apagador para quadro branco.
































Modelo de Referência do Plano de Curso para Multisseriação - Matemática


MODELO DE REFERÊNCIA DO PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA PARA MULTISSERIAÇÃO



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS DE MATEMÁTICA PARA I E II UNIDADE



I- NÚMEROS
Todos
1º Ano
2º Ano
2ª SÉRIE
 e 4ª SÉRIE
1.Explorar diferentes contextos e funções dos números em seu uso social
X




2.Conhecer e utilizar os distintos portadores de informações numéricas.
X




3.Resolver situações envolvendo contagem de pequenas e grandes coleções de objetos.

X

X

4.Identificar, representar, comparar e ordenar números naturais.
X




5.Identificar  as regularidades em uma sequência numérica.
X




6.Reconhecer e usar os números, analisando o valor posicional.




X
7..Compreender e explicar a organização do sistema de numeração decimal




X
8.Explorar diversos sistema de numeração e analisar a sua evolução histórica.




X
II – OPERAÇÕES COM NÚMEROS





1.Reconhecer e usar a adição e a subtração em situações problemas através de procedimentos não convencionais.

X
X
X

2.Reconhecer e usar a adição e a subtração em situações problemas através de cálculo escrito.


X
X
X
3.Reconhecer e usar as operações da multiplicação e divisão




X
III- MEDIDAS E GRANDEZAS





1.Identificar unidades de tempo (dia e semana)  a partir dos instrumentos de medir o tempo

X
X
X

2.Identificar unidades de tempo (hora, dia, semana e mês) a partir dos instrumentos de medir o tempo.



X

3.Utilizar instrumento de medida de tempo.

X
X
X

4.Resolver situações- problema envolvendo as unidades de medida de tempo.

X
X
X

5.Identificar, comparar e estabelecer relações entre unidade de tempo (hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, século).




X
6.Identificar, comparar e estabelecer relações entre as unidades de comprimento mais usuais ( quilômetro, metro, centímetro e milímetro).




X
7.Usar instrumento de medida de tempo e comprimento usuais, estimar resultados e expressá-los por meio de representação convencionais.




X
4.Resolver problema que envolvam as relações entre algumas unidades de tempo e de comprimento  fazendo uso de estratégias convencionais.






X


IV- ESPAÇO E FORMA





1.Descrever, interpretar e analisar a localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço.
X




2.Localizar pessoas e objetos no espaço com base em diferentes pontos de referência e indicação da posição




X
3.Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais nos objetos do mundo que o cerca e em elementos naturais.

X
X
X

4.Observar e reconhecer as figuras geométricas bidimensionais (tem altura e largura) e tridimensionais ( tem altura, largura e profundidade) em elementos naturais e nos objetos do mundo que o cerca.




X
5.Identificar semelhanças e diferenças entre as figuras bidimensionais e tridimensionais, reconhecendo algumas de suas características.




X
6.Reconhecer planificações (moldes) de diferentes figuras tridimensionais, estabelecendo comparações e identificando triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos e círculos, nas faces planas de uma figura tridimensional.




X



HABILIDADES, CONHECIMENTOS E CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS
TODOS
I- NÚMEROS
1 e 2-As funções dos números no dia-a-dia.
1 e 2-Os portadores de informações numéricas.
4, 5 e 6-As regularidades da sequência numérica
1º ANO e 2º ANO
I- NÚMEROS
2-Reconhecer onde há números, para que se usa, o tamanho dos números, as marcas gráficas que acompanham os números.
3 e4-Contar pequenas e grandes coleções de objetos.
3 ,4 e 5-Os números naturais de um dígito.
3-Realizar contagem oral em diversos contextos.
4-Associar o número ao numeral a partir de diferentes representações: oralidade, escrita, dramatização, ilustração, linguagem corporal (dedinhos) e o uso dos símbolos.
4-Uso das estratégias de seriação conforme características dos elementos: maior/menor.
4 e5-Inclusão de elementos em série previamente construídas.
4 e5-Identificar quantidades.
4 e5-Ler números naturais.
4 e5-Escrever números naturais usando algarismos.
4 e 5-As regularidades da sequência numérica.
II- OPERAÇÕES COM NÚMEROS
1º Ano
1-Situações problemas envolvendo as ideias da adição: reunir e juntar.
1-Situações problemas envolvendo a ideia de retirar da subtração.
2º ANO
1 e 2-Situações problemas envolvendo as ideias da adição: reunir e juntar.
1 e 2-Situações problemas envolvendo a ideia de retirar da subtração.
2-Cálculo escrito envolvendo a adição sem reserva.
2-Cálculo escrito envolvendo a subtração sem reagrupamento ou recurso.
2-Os fatos fundamentais da adição (tabuada).
2-Os fatos fundamentais da adição e da subtração.
III- Medidas e Grandezas
1º ANO
1-As unidades de medida de tempo: dia e semana.
1 e 4-Uso dos conceitos básicos de tempo: antes/agora/depois; primeiro/último; cedo/tarde; lento/rápido; depressa/devagar.
3 e 4-O calendário como instrumento de medida de tempo e os instrumentos não convencionais para registrar o tempo.
2 e 4-Situações-problema envolvendo unidade de medir tempo.
2º ANO
2-As unidades de tempo: dia, semana e mês.
1-4-Uso dos conceitos básicos de tempo: antes/agora/depois; primeiro/último; cedo/tarde; lento/rápido; depressa/devagar.
3 e 4-O calendário e a folhinha como instrumentos de medida de tempo.
2, 3 e 4-Os dias da semana e os meses do ano no calendário e na folhinha.
2 e 4-Situações-problema envolvendo unidade de medir tempo.
3 e 4-As notações usualmente empregadas para registro de datas.
IV- Espaço e Forma:
1-Descrever objetos e pessoas presentes no espaço empregando a terminologia referente à posição: em cima,embaixo; entre, na frente de, atrás de; esquerda, direita.
3-Manipular objetos.
3-Observar e descrever as formas dos elementos da natureza.
3-Comparar as formas dos objetos e dos elementos da natureza a partir das suas características.
3-Representar os objetos e as formas dos elementos da natureza através de desenhos.
                                                                       2ª SÉRIE
I- NÚMEROS
(Todas habilidades, conhecimentos e habilidades do 1º Ano e 2º Ano)
4 e 5-Escrever números naturais usando algarismos e por extenso.
4 e 5-Escrever números do maior para o menor (ordem decrescente) e do menor para o maior ( ordem crescente).
II- Operações com números
1 e 2-Situações problemas envolvendo as ideias da adição: reunir e juntar.
1 e 2-Situações problemas envolvendo a ideia de retirar da subtração.
1 e 2-Cálculo escrito envolvendo a adição sem reserva.
1 e 2-Cálculo escrito envolvendo a subtração sem reagrupamento ou recurso.
1 e 2-Os fatos fundamentais da adição (tabuada).
1 e 2- Os fatos fundamentais da subtração (tabuada).
III- Medidas e Grandezas
2-As unidades de tempo: dia, semana , mês e hora.
2, 3 e 4-O calendário, a folhinha e o relógio (digital e o de ponteiro) como instrumentos para medir o tempo.
3e4-Situações-problema envolvendo unidade de medir tempo.
2, 3 e 4-As relações entre dias e semana.
2,3 e 4-As notações usualmente empregadas para registro de datas e horas.
IV- Espaço e Forma:
1-Descrever objetos e pessoas presentes no espaço empregando a terminologia referente à posição: em cima,embaixo; entre, na frente de, atrás de; esquerda, direita.
3-Manipular objetos.
3-Observar e descrever as formas dos elementos da natureza.
3-Comparar as formas dos objetos e dos elementos da natureza a partir das suas características.
3-Representar os objetos e as formas dos elementos da natureza através de desenhos
3ª SÉRIE e  4ª SÉRIE
I- NÚMEROS
3-Contagem oral com critérios: 2 em 2; 3 em 3; 5 em 5 cinco; 10 em 10;
4, 5 e 6-Regularidades de uma sequência numérica.
4, 5 e 6-Escrever números em ordem decrescente e crescente.
4, 5 e6-Identificar o antecessor e sucessor
4, 5 e 6-Identificar, representar, comparar e ordenar números.
4 , 5 e 6-Ler números naturais.
4, 5 e 6-Escrever números usando algarismos e por extenso.
4-O aspecto cardinal e ordinal do numeral.
4-Os números pares e números ímpares
4, 5 e 6-Explicitar sobre o resultado da comparação entre números.
6 e 7-O valor posicional: composição e decomposição de números.
6 e 7-Explicitar sobre os procedimentos utilizados para encontrar o valor posicional
6 e 7-Usar agrupamentos e trocas para compor e decompor números.
6 e 7-As trocas e agrupamentos no sistema de numeração decimal.
6 e 7-A relação de trocas no sistema de numeração decimal.
7-Uso de material de base 10 (quadro valor de lugar) para realização de agrupamentos, fazer e desfazer trocas.
8-A história dos números e dos sistemas de numeração decimal.
II- OPERAÇÕES COM NÚMEROS
2-As ideias da adição: reunir/ juntar e acrescentar.
2-Realizar cálculos com e sem reserva envolvendo adição.
2-Realizar cálculos com e sem reserva envolvendo a adição.
2-Analisar as regras de cálculos da adição.
2-Os fatos fundamentais da adição: tabuada
2-Resolver problemas envolvendo as ideias da adição: juntar/reunir e acrescentar.
2-Elaborar perguntas e enunciados (problemas) de adição.
2-As propriedades da adição
2-As ideias da subtração: retirar, completar e comparar.
2-Realizar cálculos com e sem reagrupamento envolvendo a subtração.
2-Os fatos fundamentais da subtração: tabuada.
2-Analisar as regras de cálculos da subtração
2-Resolver problemas envolvendo as ideias da subtração: retirar, completar e comparar.
2-Elaborar perguntas e enunciados (problemas) de subtração.
3-O significado da multiplicação: juntar parcelas iguais, distribuição retangular e combinatória.
3- Realizar cálculos envolvendo multiplicação.
3-Analisar as regras de cálculo da multiplicação.
2 e 3-Resolver expressões numéricas envolvendo adição, subtração e multiplicação.
3-Os fatos fundamentais da multiplicação: tabuada.
3-Resolver problemas envolvendo as ideias da multiplicação: parcelas iguais, distribuição retangular e combinatória.
3-Elaborar perguntas e enunciados (problemas) de multiplicação.
3-As propriedades da multiplicação.
3-O dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.
3-Os múltiplos de um número
3- O maior múltiplo comum entre dois ou mais números.
3- Os significados da divisão: distribuir, repartir e medir.
3- Realizar cálculos envolvendo a divisão exata e não exata.
3- Analisar as regras do cálculo da divisão exata e não exata
3- Os fatos fundamentais da divisão.
3- Resolver problemas envolvendo as ideias da divisão: distribuir, repartir e medir.
3-Elaborar perguntas e enunciados (problemas) de divisão exata e não exata.
3-Calcular metade, terça parte, quarta parte, etc.
3-Os divisores de um número.
3-Os procedimentos para encontrar o maior divisor comum entre dois ou mais números: a fatoração.
3-Analisar as regras para realizar a fatoração para encontrar o Maior Divisor Comum (MDC).
2 e 3-Ler, registrar e organizar dados em tabelas e gráficos.
IV- MEDIDAS E GRANDEZAS:
6 e 7-Usar o calendário, folhinha e relógio como referência para marcar o tempo.
6 e 7-O relógio de ponteiro e o digital como instrumentos para marcar o tempo.
5 e 7-As relações entre dia, semana, mês e ano.
5 e7-Os períodos do ano como bimestre, trimestre e semestre e as relações entre eles.
5 e7-Os períodos anuais como biênio, triênio, qüinqüênio, centenário, século e as relações entre eles.
5, 6 e7-As notações usuais empregadas para registro de datas e horas.
5, 6 e 7-Resolver problemas envolvendo datas, horas, idade e prazos.
5, 6 e 7-Os instrumentos e procedimentos adequados para medir o comprimento.
5, 6 e 7-As unidades de medida de comprimento e sua representação.
5, 6 e 7-Resolver problemas envolvendo medidas de comprimento.
5, 6 e 7-Resolver problemas envolvendo cálculos de perímetro.
IV- Espaço e Forma:
1 e 2-Localização no espaço de pessoas e objetos com base em pontos de referência e algumas indicações de posição.
1 e 2-Movimentação de pessoas e objetos no espaço com base em pontos de referência e algumas indicações de posição.
1 e 2-Descrição da posição do aluno e a posição de objetos ou pessoa no espaço com informações sobre pontos de referência, direção e sentido.
4 e 5-As figuras bidimensionais e tridimensionais em elementos naturais e nos objetos do mundo que o cerca.
4, 5 e 6-As semelhanças e diferenças entre  as formas de objetos e elementos da natureza.
5 e 6-As figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais  através de desenhos e construções.
5 e 6-A simetria de diferentes formas geométricas.
ESTRATÈGIAS DIDÁTICAS
1º ANO , 2º ANO e 2ª SÉRIE
I – Números
- Uso frequente  dos portadores de informações numéricas: (calendário, índice de livro, páginas dos livros, número no diário escolar, cartela de bingo, cartelas das casas lotéricas).
-Leitura de folhetos, textos, revistas com informações numéricas.
-Uso de situações cotidiana  envolvendo a contagem oral  de coleções de vivência dos alunos.
-Resolução de situações problemas envolvendo a leitura e escrita de números.
-Resolução de desafios matemáticos com séries numérica envolvendo a escrita de números.
-Uso de situações cotidiana envolvendo leitura e escrita de números: jogos, brincadeiras e músicas.
-Confecção de jogos matemáticos.
-Realização de Olimpíadas Matemática envolvendo leitura e escrita de números.
II- Operações com números
-Resolução de problemas envolvendo as ideias de juntar e retirar da adição fazendo uso de desenhos.
-Resolução de problemas envolvendo a ideia de retirar da subtração.
-Resolução de desafios ou curiosidades envolvendo a adição e subtração.
-Uso da adição e subtração para resolver situações do cotidiano/vivência dos alunos.
-Dramatização de situações problemas do cotidiano envolvendo as ideias da adição e a ideia de retirar da subtração.
-Realização de registro dos jogos e brincadeiras (situações problema) vivenciados na sala de aula.
-Realização de brincadeiras de faz de conta envolvendo as ideias de juntar e retirar da adição e a ideia de retirar da subtração.
-Realização de Olimpíadas da Matemática envolvendo cálculos de adição e subtração.
-Realização de brincadeiras e jogos envolvendo os fatos fundamentais da adição e da subtração.
-Confecção de jogos matemáticos envolvendo os fatos fundamentais.
III- Medidas e Grandezas:
-Contar a história da Matemática como os antigos contavam o tempo.
-Leitura compartilhada do calendário, folhinha e relógio.
-Leitura compartilhada da rotina escolar.
-Observação de cenas de eventos do cotidiano para realizar a ordenação.
-Uso do relógio para aprender a ler as horas.
-Leitura de tabelas e listas para localização de informações matemáticas.
-Resolução de problemas envolvendo medida de tempo.
-Resolução de desafios e curiosidades envolvendo medida de tempo.
-Dramatização de problemas envolvendo medida de tempo.
IV- Espaço e Forma:
-Jogos e brincadeiras envolvendo os conceitos relacionados à posição e a figuras geométricas trabalhadas.
-Leitura de mapa e planta da sala de aula.
-Construção de mapas da sala de aula.
-Confecção da planta baixa da sala de aula.
- Atividades envolvendo a organização espacial da sala de aula ( qual o caminho menor para chegar a ...,  o que é que posso fazer para chegar a...)
-Manipular objetos para analisar as formas, suas características
-Resolução de problemas envolvendo os conceitos trabalhados em espaço e forma.
-Confecção de miniaturas de objetos conhecidos.
-Aulas passeios para observação de elementos da natureza e realizar trajetos.
-Realização de desenhos, recorte e colagem das formas de elementos da natureza.
-Identificação de figuras geométricas em imagem.
-Confecção de produções artísticas com formas geométricas planas.
- Dobras e recortes simétricos.
3ª e 4ª SÉRIES
I – Números
1 e 2-Leitura de folhetos, textos, revistas com informações numéricas.
3, 4 e 5-Resolução de situações problemas envolvendo a leitura e escrita de números.
4-Resolução de desafios matemáticos com séries numérica envolvendo a escrita de números.
3,4 e 5-Uso de situações cotidiana envolvendo leitura e escrita de números: jogos, brincadeiras e músicas.
3,4 e 5-Confecção de jogos matemáticos.
3,4 e 5-Realização de Olimpíadas Matemática envolvendo leitura e escrita de números.
3,4 e 5-Leitura de enunciado de problemas e de exercícios matemáticos envolvendo a leitura e escrita de números.
3,4 e 5-Jogos envolvendo os agrupamentos e trocas para compor e decompor números.
3,4 e 5-Atividades com Quadro Valor de Lugar (QVL).
3,4 e 5-Atividades a partir de quadro numérico e séries numéricas.
6-Roda da leitura com história dos números e dos sistemas de numeração.
3,4 e 5-Uso da calculadora para registrar números.
3,4 e 5-Realização de investigação na sala de aula para compreender a organização do sistema de numeração decimal.
II- OPERAÇÕES COM NÚMEROS:.
1e2-Leitura de problemas para resolver envolvendo as ideias de cada uma das operações.
1e2-Análise e resolução de desafios ou curiosidades envolvendo as operações.
1e 2-Dramatização de situações problemas do cotidiano envolvendo as ideias das operações.
1e2-Realização de registro dos jogos e brincadeiras (situações problema) vivenciados na sala de aula envolvendo as operações.
1e 2-Produção de problemas envolvendo as operações a partir dos textos com informações numéricas.
1 e 2-Realização de gincana de cálculos escritos.
1 e 2-Realização de Olimpíadas da Matemática envolvendo resolução de problemas.
1e2-Produção de uma coletânea de problemas.
1 e 2-Realização de jogos e brincadeiras envolvendo os conceitos e procedimentos matemáticos.
1 e 2- Roda da leitura  de texto sobre como o ser humano realizava cálculos antigamente.
1 e 2- Aulinhas organizadas pelos alunos para explicar como aplicar as regras para realizar cálculo escrito das operações.
1 e 2- Pesquisa com pessoas  para produzir gráficos e tabelas.
1 e 2-Resolução de problemas envolvendo a leitura de tabelas e gráficos.
1 e 2-Produção de letras de músicas envolvendo a tabuada das operações.
III – ESPAÇO E FORMA:
1e2-Jogos e brincadeiras (Caça-tesouro, batalha naval) envolvendo a localização e movimentação de pessoas no espaço.a figuras geométricas trabalhadas.
1e2-Leitura de mapa, roteiros e planta baixa para resolver situação problema ou desafio envolvendo a localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço.
1e2-Relatos de trajetos e construções de itinerários de percursos conhecidos ou a partir de instruções dadas oralmente e por escrito.
1 e2-Desenhar o percurso de casa à escola e propor que os alunos troquem e comparem seus desenhos e façam a leitura do percurso dos colegas.
1 e 2-Construção de mapas, roteiros e planta baixa.
1 e2-Resolução de problemas envolvendo os conceitos trabalhados em espaço e forma.
3, 4 e 5-Confecção de miniaturas de objetos conhecidos.
3 e 4-Aulas passeios para observação de elementos da natureza, objetos e realizar trajetos.
3 e 4-Realização de desenhos, recorte e colagem (obras artísticas) das formas de elementos da natureza e objeto.
3 e 4-Organização de exposições com desenhos e fotos de formas encontradas na natureza ou produzidas pelo homem, como folhas, flores, frutas, pedras, árvores, animais marinhos e de objetos criados pelo homem, para que os alunos possam perceber suas formas.
3,4 e5-Leitura de imagem (gravuras, fotografia) para identificação e apreciação de figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais.
5-Montagem e desmontagem de caixas com formatos diferentes para observar a planificação de alguns sólidos geométricos.
5-Confecção de produções artísticas com formas geométricas bidimensionais e tridimensionais.
5-Dobraduras e recortes simétricos para produção de produções artísticas.
5-Produção de maquetes utilizando formas geométricas.
IV- MEDIDAS E GRANDEZAS:
1-Contar a história da Matemática sobre como os antigos contavam o tempo.
2-Contar história da Matemática sobre  como os povos antigos mediam o comprimento quando não se conhecia os instrumentos atuais.
1-Leitura compartilhada do calendário, folhinha e relógio.
1-Construção de linha do tempo.
1 e 2-Exposição de instrumentos de medir o tempo e o comprimento.
1 e 2-Experimento com os instrumentos de medir o tempo e de medir o comprimento.
1 e 2-Confecção de instrumentos de medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Leitura de textos, embalagens e rótulos com informações numéricas que representa medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Resolução de problemas envolvendo medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Resolução de desafios e curiosidades envolvendo medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Dramatização de problemas envolvendo medida de tempo e de comprimento.
1 e 2-Leitura de histórias infantis relacionada ao conceito de medida de tempo e de comprimento.


INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
1º ANO
-Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Matemática:
- Ditado de 5 (cinco) números: milhares não exato, centena não exata, centena exata, dezena não exata, dezena exata e unidade.
- Atividades para o portfólio:
A) Números: Contagem de agrupamentos de até 9 objetos dispostos de forma organizada, desorganizada e agrupadas de dois em dois, de três em três; localização de números lidos pelo professor; registro de quantidades ditadas pelo professor; comparação de quantidades de objetos organizados e objetos apresentados de forma desorganizada, escrita de números em uma sequência numérica,
 B) Operações: resolução de problemas simples envolvendo comparação, resolução de problemas envolvendo a ideia da adição juntar  (sem reagrupamento), com apoio da imagem; resolução de  problemas envolvendo a ideia de retirar da subtração (sem reagrupamento) com apoio da imagem.
C) Medidas e Grandezas , Tratamento da informação: situações envolvendo medida de tempo para investigar se o aluno identifica unidade de tempo a partir dos instrumentos de registrar o tempo e usa os instrumentos convencionais de medir o tempo; situações envolvendo a localização de informações em listas, tabelas e calendário.
2º ANO
Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Matemática:
- Ditado de 5 (cinco) números: milhares não exato, centena não exata, centena exata, dezena não exata, dezena exata e unidade.
- Atividades para o portfólio:
A) Números: Contagem de agrupamentos de até 9 e de até 20 objetos dispostos de forma organizada, desorganizada e agrupadas de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4; localização de números lidos pelo professor; registro de quantidades ditadas pelo professor; comparação de quantidades de objetos organizados e objetos apresentados de forma desorganizada, escrita de números em uma sequência numérica,
 B) Operações: resolução de problemas simples envolvendo comparação, resolução de problemas envolvendo a ideia da adição juntar  (sem reagrupamento), com apoio da imagem; resolução de  problemas envolvendo a ideia de retirar da subtração (sem reagrupamento) com apoio da imagem.
C) Medidas e Grandezas , Tratamento da informação: situações envolvendo medida de tempo para investigar se o aluno identifica unidade de tempo a partir dos instrumentos de registrar o tempo e usa os instrumentos convencionais de medir o tempo; situações envolvendo a localização de informações em listas, tabelas,   relógios, calendário e folhinha.
2ª SÉRIE
Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Matemática:
- Ditado de 5 (cinco) números: milhares não exato, centena não exata, centena exata, dezena não exata, dezena exata e unidade.
- Atividades para o portfólio:
A) Números: Contagem de agrupamentos de até 9 até 20 e de  99 objetos dispostos de forma organizada, desorganizada e agrupadas de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5; localização de números lidos pelo professor; registro de quantidades ditadas pelo professor; comparação de quantidades de objetos organizados e objetos apresentados de forma desorganizada, completar sequência de  quantidades crescentes e decrescentes
 B) Operações: resolução de problemas simples envolvendo comparação, resolução de problemas envolvendo a ideia da adição juntar  (sem reagrupamento), sem apoio da imagem; resolução de  problemas envolvendo a ideia de retirar da subtração (sem reagrupamento) sem apoio da imagem.
C) Medidas e Grandezas , Tratamento da informação: situações envolvendo medida de tempo para investigar se o aluno identifica unidade de tempo a partir dos instrumentos de registrar o tempo e usa os instrumentos convencionais de medir o tempo; situações envolvendo a localização de informações em listas, tabelas,  calendário,  folhinha e relógios.
3ª E 4ª SÉRIES
Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Matemática:
- Ditado de 5 (cinco) números: milhões não exato, milhões exatos, milhares não exato, milhares exatos, centena não exata, centena exata, dezena não exata e dezena exata.
- Resolução de cálculos de adição com reserva, subtração com reagrupamento, multiplicação e divisão a fim de investigar o uso dos procedimentos para realização das operações fundamentais.
Atividades para o portfólio:
A) Números: Identificação, representação, comparação e ordenação de números; leitura de números conforme a organização do sistema de numeração; escrita de números usando algarismo e palavras.
B) Operações: resolução de problemas envolvendo as ideia da adição e da substração;  resolução de  problemas envolvendo as ideias da multiplicação e da divisão; resolução de cálculo escrito de adição e subtração e multiplicação e divisão
C) Medidas e Grandezas , Tratamento da informação: situações envolvendo a identificação e comparação entre unidade de tempo e comprimento mais usuais; o uso de instrumentos de medida de tempo e de comprimento mais usuais e resolução de problemas envolvendo as relações mais usuais entre algumas unidades de tempo e de comprimento.


Fonte: Orientações Curriculares da Educação do Campo- Anos/Séries Iniciais-2010