PROJETO
OFICINAS PEDAGÓGICAS
1.
ÓRGÃO
RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Educação / Coordenação de Educação
Básica e Suas Modalidades – Setor da Educação do Campo.
2.
RESPONSÁVEIS:
Mácia da Silva Mascarenhas e Jucilândia Brito Leão
3.
PARCEIROS:
Coordenadores Pedagógicos da Educação do Campo-Educação Infantil e Ensino
Fundamental-Anos Iniciais:
§
Idinéia dos Santos Mascarenhas
§
Percília Silva Pimentel Neta
§
Mércia Gleide de Lima
§
Ana Carine A. Macedo
§
Vanessa Sacramento Azevedo
§
Marilêde de Almeida Honório
§
Rosane Oliveira Macedo
§
Ana Carolina Santos Carneiro
§
Marta Uilma Tanan da Silva
4.
E-MAIL:
msmascarenhas@hotmail.com
5.
TELEFONE:
75 9112-6754 / (75) 3251-3448
6.
PERÍODO
DE AÇÃO: Durante a Jornada Pedagógica
7.
PÚBLICO-ALVO:
Professores da Educação Infantil, Anos/Série Iniciais do Ensino Fundamental
e EJA-Tempo Formativo I- Eixo II e III.
8.
LOCAL
DE REALIZAÇÃO: Salas do ISME – 4 salas.
9.
BENEFICIÁRIOS:
Mais de 120 professores que atuam na Educação Infantil, Educação
Fundamental-Anos Iniciais e EJA- Tempo Formativo I.
10. DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O projeto Oficina Pedagógica O Saber de Mão em Mão é um projeto de
formação continuada que tem como propósito dinamizar
o processo de ensino-aprendizagem, particularmente por sua praticidade, sua
flexibilidade diante das possibilidades de cada escola e, mais que tudo,
estimular a participação, a ação/reflexão/ação e a criatividade de todos os seus integrantes no fazer pedagógico.
As oficinas
pedagógicas acontecerão anualmente durante a Jornada Pedagógica, com carga
horária de 4 horas. Na última reunião de Planejamento da Ação Coordenadora
serão escolhidas as oficinas a serem oferecidas aos professores da educação do
campo, bem como os coordenadores pedagógicos e convidados que ministrarão. O
critério de escolha das oficinas para o Projeto O Saber de Mão em Mão são as situações
de ensino-aprendizagem que potencializam o desenvolvimento de competências e
habilidades para o ensino das diversas áreas do conhecimento, possibilitarão a
aquisição de novos conhecimentos, reflexão das boas situações de
ensino-aprendizagem e o redimensionamento das ações pedagógicas pelos
professores. As situações de ensino-aprendizagem eleitas pelos professores e
coordenadores pedagógicos farão parte do Caderno Pedagógico O Saber de Mão em
Mão, publicação que constará as situações de ensino-aprendizagem exitosas.
11. OBJETIVOS:
A. Dinamizar o processo de ensino-aprendizagem,
particularmente por sua praticidade, sua flexibilidade diante das
possibilidades de cada escola e, mais que tudo, estimular a participação, a
ação/reflexão/ação e a criatividade de
todos os seus integrantes no fazer pedagógico.
B. Desenvolver competências e
habilidades para o ensino das diversas áreas do conhecimento, a fim de possibilitar a aquisição de novos
conhecimentos, a reflexão das boas situações de ensino-aprendizagem e o redimensionamento
das ações pedagógicas pelos professores
C. Propiciar condições para que
os professores, numa perspectiva de “colegialidade docente”, faça da sua
prática objeto de reflexão e pesquisa, habituando-se a problematizar o seu
cotidiano escolar, a interrogá-lo e transformá-lo, mudando a própria escola e a
si próprio, tornando-o dessa forma, um agente transformador da realidade em que
vive.
D. Fornecer subsídios (modelos
de boas atividades, bons projetos, boas atividades seqüenciadas, bons textos)
para todos os professores a partir do estabelecimento de parceria na produção
de subsídios para a ação docente, objetivando a tomada de decisões para
garantir o alcance das metas e a efetividade do processo para alcançá-las.
E. Produzir o caderno
pedagógico O Saber de Mão em Mão em parceria com os professores e
coordenadores. Publicação que constará as situações de ensino exitosas.
11. ETAPAS:
1. Reunião
com os coordenadores para definir as temáticas das Oficinas Pedagógicas.
2. Produção
de ofícios para oficineiros convidados.
3. Seleção
das boas situações de ensino-aprendizagem envolvendo as temáticas das oficinas.
4. Produção
da lista de materiais necessários para realização das oficinas a ser
encaminhada para a SEMED.
5. Produção
das pautas para realização das oficinas.
6. Produção
do planejamento da logística para realização da oficina.
7. Realização
das oficinas.
8. Produção
do relatório a partir da avaliação dos professores.
9. Divulgação
dos resultados alcançados com a I Oficina Pedagógica: O Saber de Mão em Mão.
12. RECURSOS:
ü
Recursos Humanos: Coordenadores
pedagógicos que atuam na Educação do Campo-Ed. Infantil e Ed. Fundamental/Anos/Séries
Iniciais, 1 especialista para ministrar uma das oficinas, 3 diretores das
Escolas da Zona Rural , 2 assistentes administrativos da SEMED/Setor do campo e
1 profissional de serviço geral.
ü
Recursos Materiais: materiais
das listas de cada oficina, lanche para os oficineiros e público-alvo, água,
copo descartável, 4 piloto para quadro branco, apagador para quadro branco.